Goioerê lamenta a perda de um de seus mais antigos pioneiros, Aleixo Cionek, que faleceu no início da noite deste sábado, 27, aos 95 anos, por volta das 19 horas. Ele chegou em Goioerê no ano de 1954, arrendando o posto de combustível localizado na Avenida 10 de Agosto, o qual existe até os dias de hoje, embora com outro nome. Aleixo marcou sua história ao lado da também pioneira, dona Leony Castilho, com quem foi casado e deixa um legado de pioneirosmo e desenvolvimento. Deixa os filhos Jackson, Jefferson, Ben Hur e Alexander, além dos netos Thomas, Josias, Christiane, Stephany e Jessica.
A saúde de seu Aleixo começou a declinar no mês de dezembro, e, infelizmente, não conseguiu se recuperar. Recentemente, os filhos em conjunto com a Associação Goioerense de Pioneiros, prestaram uma homenagem ao casal, que completaria 63 anos de casamento em fevereiro. Seu Aleixo celebraria seu 96º aniversário no próximo dia 22 de fevereiro.
O velório está acontecendo na residência da familia, na rua Bonifácio Cionek, 88, e o sepultamento será novo Cemitério, localizado na rodovia para Campo Mourão, próximo ao Recanto do Gaucho, às 16 horas, atendendo um pedido em vida de seu Aleixo Cionek.
HISTÓRICO
História de vida de Aleixo Cionek: Nascido na cidade de Lapa-PR, em 22 de fevereiro de 1928, filho de Catarina e João Cionek Sobrinho, Aleixo tinha ascendência polonesa de ambos os lados. Seus avós migraram para o Brasil em 1875, e Aleixo, um dos 12 filhos sobreviventes de sua família, cresceu em um sítio em Contenda.
Aos 20 anos, iniciou sua jornada profissional em Arapongas-PR, trabalhando em uma loja de tecidos. Posteriormente, orientado por Miroslaw Widerski, investiu no ramo de venda de combustíveis, chegando a Goioerê em 1954. Seu empreendedorismo e trabalho árduo levaram-no ao sucesso, consolidando-se como um dos principais pioneiros da cidade.
Além de sua contribuição para o desenvolvimento econômico de Goioerê, Aleixo Cionek também construiu uma sólida família e deixou um legado de trabalho e dedicação à comunidade. Seu falecimento representa uma grande perda para a cidade.