O projeto tem como uma das principais propostas conter a evasão escolar
Na manhã desta sexta-feira, 6, o prefeito Pedro Coelho recebeu a visita da Promotora da Vara da Infância e Família, da Comarca de Goioerê, Drª Vivian Christina Santos Klock. A reunião contou com a presença da Secretaria de Educação, Ângela Zabot.
Na oportunidade a Drª. Vivian Christiane apresentou ao prefeito e à Secretaria de Educação, o “Projeto João Cidadão” de iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) voltado a educação de crianças e adolescentes denominado “Direitos Humanos João Cidadão”.
O projeto, de acordo com a promotora, é voltado ao ensino fundamental, através da qual é assegurado o direito à cidadania. Ainda conforme a promotora Vivian Klock trata-se de um projeto que tem como proposta principal, conter a evasão escolar.
Tanto o prefeito Pedro Coelho como a secretária de Educação, Ângela Zabot destacaram a importância do projeto, principalmente em torno da proposta de conter a evasão escolar, um problema que afeta não só o ensino fundamental como o ensino médio, cujo índice de evasão escolar tem sido uma preocupação não só das administrações municipais, como do próprio Ministério Público.
O projeto de educação em Direitos Humanos João Cidadão, através da iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), tem o intuito de divulgar conteúdo formativo e informativo sobre os direitos fundamentais e a atuação do MP em sua defesa, difundindo reflexões e ações que estimulem o reconhecimento e o exercício dos direitos e deveres de cada pessoa, com destaque à sua relevância no dia a dia.
Essa divulgação é realizada através de cartilhas e redes sociais criadas especificamente para o projeto. As publicações apresentam três personagens: João Cidadão, Dora Promotora e Wanderley, que passam por situações cotidianas onde seus direitos e deveres são testados.
As histórias tratam da evolução da vida de “João Cidadão”, passando por momentos relacionados à infância, vida escolar, acesso ao ensino superior, exercício do direito ao voto, responsabilidade por atos infracionais, educação ambiental e no trânsito, união estável, internet, direito das pessoas com deficiência, divórcio e guarda, previdência social, imposto de renda, direito das pessoas idosas, entre outros.