Com objetivo de incrementar a doação de sangue e, dentro da proposta para a formação de banco de dados em cada um dos municípios da Comarca para utilização como fonte de captação de doadores de sangue, o Promotor Substituto da Comarca de Goioerê, Dr. Teillor Santana da Silva, expediu Recomendação Administrativa expedida aos gestores dos municípios que integram a Comarca de Goioerê, ou seja: Goioerê, Moreira Sales, Quarto Centenário e Rancho Alegre, visando a adoção de medidas que propiciem o incremento da população doadora de sangue.
A proposta tem como objetivo atender solicitação formulada pela 11ª Regional de Saúde e o Hemonúcleo (banco de sangue) de Campo Mourão para o cumprimento da pactuação estabelecida pelas Secretarias de Saúde dos Municípios da Comcam,
Ainda de acordo com a Recomendação Administrativa nº 09/2018 do MP, para que seja instituído em cada município calendário mensal e o compromisso de encaminhamento por cada um dos municípios, de no mínimo 15 doadores mensal atendendo a data pré-programada, conforme a recomendação firmada pelo Promotor, Dr. Teillor Santana da Silva.
Coleta na Cidade
A coleta de sangue era realizada através da Unidade Móvel (ônibus) do
Hemonúcleo de Campo Mourão que se deslocava para os municípios da região
A Recomendação do Ministério Público da Comarca de Goioerê é importante para se manter o estoque de sangue no Hemonúcleo de Campo Mourão. No entanto, um dos problemas é em relação ao deslocamento dos doadores até Campo Mourão.
Segundo a Secretária de Saúde, Monica Sousa, a Secretaria de Saude já adota esta orientação da Rgional de Saúde de encaminhar 15 doares mensais. No entanto, esbarra na falta de doadores, já que este é um ato voluntário, e quando a pessoa faz essa ação, a mesma tem prazo de três meses para poder doar novamente. “Essa tem sido uma luta mensal, conseguir encaminhar pessoas para fazer a doação de sangue em Campo Mourão” – afirma, ressaltando que o serviço é realizado em tempo rápido, entre ida e volta de no máximo três horas.
Anteriormente há alguns anos, a coleta de sangue era realizada no próprio município através do (ônibus) do Hemonúcleo doado pelo Rotary Club de Campo Mourão, que percorria os município da região realizando a coleta de sangue. O ônibus foi sendo desativado em razão de problemas técnicos. Em Goioerê a coleta era realizada na Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias, sempre aos sábados.
Em anexo, a íntegra da Recomendação Administração nº 09/2018
do Ministério Público da Comarca de Goioerê.