A busca pela excelência na produção avícola é constante e nesta época do ano, é necessário que os produtores se atentam ao funcionamento de todos os equipamentos e tecnologias utilizadas na atividade.
Os produtores devem realizar constantemente a manutenção e os reparos necessários dos equipamentos, para garantir o funcionamento de todos os processos, como informa o gerente de integração avícola e médico veterinário – Douglas da Silva.
“Nesta época do ano, as temperaturas estão mais elevadas e por isso é importante que os produtores façam uso adequado dos equipamentos de ventilação, tenham atenção e cuidados para manter a umidade do galpão, pois maior umidade associada com as altas temperaturas são críticas para as aves. A orientação da equipe técnica é que os produtores façam o controle da umidade para promover maior conforto para os frangos”, explicou Douglas.
Além disso, para assegurar o bom funcionamento dos equipamentos é necessário realizar a manutenção periódica como a limpeza de filtros de água das placas evaporativas e substituir a água das mesmas ao menos duas vezes por semana, substituir anualmente as correias dos exaustores e fazer a higienização a cada lote, revisar os equipamentos de gerador conforme a orientação dos fabricantes. E em caso de dúvidas, os produtores podem buscar orientações junto às equipes técnicas de cada unidade da Cooperativa.
“É importante que os produtores realizem os testes nos geradores e alarmes semanalmente, verificando o bom funcionamento do equipamento” – orientou Douglas.
Com as altas temperaturas o cuidado tem que
ser redobrado por parte dos agricultores
A orientação dos técnicos é que se faça
o controle da unidade dos aviários