O Secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Deputado Estadual Márcio Nunes esteve no Balneário Vila Yara, município de Altônia, na última sexta-feira (22). Logo após ser recebido pelo prefeito Gervasone e autoridades locais, Márcio Nunes confirmou o investimento estadual na pavimentação asfáltica pela estrada Mestre, ligando Altônia ao balneário.
O secretário ressaltou que o Paraná está alcançando índices de crescimento extraordinários, comparados ao crescimento do PIB Chinês nos últimos anos. Falou da importância da infraestrutura para o turismo e que a estrada asfaltada chamará outros investidores para o crescimento da Vila Yara.
Disse também que o projeto do governo estadual é abrir uma rodovia Beira Rio, ligando os municípios que margeiam o Rio Paraná e ampliando o turismo com desenvolvimento sustentável.
O prefeito Gervasone pediu ao secretário para que apoie uma demanda importante do município. Explicou a intenção de reabrir uma estrada que liga o Jardim Paredão ao município de Terra Roxa. Esta rota reduzirá em 40 quilômetros o percurso de Altônia para Guaíra. A antiga estrada passava por uma propriedade particular e foi fechada. O secretário indicou que o chefe regional do IAT (Instituto Água e Terra) Felipe Furquim de Oliveira busque viabilizar a solicitação. “O Felipe é também advogado e vai procurar formas de viabilizar este pedido”, disse Márcio Nunes.
Estrada Picadão
A Estrada Picadão chegava até a beira do Rio Piquiri para a travessia por balsa. A ligação em Terra Roxa está preservada e pronta para uso. Com o desenvolvimento de Guaíra, que agora terá voos semanais e que tem previsão de abertura de Zona Franca, esta ligação trará maior facilidade para entrada de turistas para Altônia, explorando o potencial turístico do município com o Rio Paraná, Ilha Grande, lagoas, pousadas e pesqueiros.
Gervasone disse que já obteve apoio de diversos prefeitos da região e que esta ligação traria benefícios para Pérola, Esperança Nova, São Jorge do Patrocínio, Altônia, Terra Roxa e Guaíra, sem contar com os benefícios para o Distrito do Jardim Paredão.
Recursos para um lago
Na visita de Marcio Nunes foi também mencionado o investimento para a obra Fundo de Vale no valor de R$ 1,6 milhão, recurso da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo e Governo do Paraná que comtempla lago, pista de caminhada, quiosques, ATI, parque infantil e outros itens. O lago será localizado no fundo do Jardim Planalto 2, em área que será desapropriada.