Foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (16) a megaoperação Todos Por Um, coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp/PR) e com apoio das Policias Civil, Penal, e dos demais grupamentos da Polícia Militar do Paraná. Foram cumpridos mandados de prisão contra suspeitos de participação em homicídios na região de Umuarama, bem como uma quadrilha que seria especializada em furto de gado nos municípios próximos.
Uma coletiva à imprensa foi realizada no auditório da Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (16) e contou com a presença do Secretário de Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio; do Coordenador da Polícia Militar do Paraná, Coronel Sérgio Almir Teixeira; do Delegado-Chefe da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach; além de outros comandantes das demais forças policiais, como os delegados Dr. Gabriel Menezes e Dr. Leonardo Martinez, da 7ª Subdivisão de Polícia Civil; e com o Major Cláudio Longo, comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar.
Durante a operação foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão nos municípios de Umuarama, Iporã, Alto Piquiri e Cruzeiro do Oeste. A ação contou com a participação de 237 policiais, 63 viaturas e um helicóptero. Os mandados são referentes a três homicídios que foram praticados na Comarca de Umuarama, além de dois furtos de gado em Umuarama e Alto Piquiri.
O planejamento da operação teve início doas antes com a Polícia Penal, que movimentou 90 presos que estavam nos sistemas prisionais da região, para que fosse aberto espaço para as eventuais prisões durante os cumprimentos de mandados desta quinta-feira e de outros que poderão ocorrer nos próximos dias. Hoje, foram feitas buscas na Cadeia Pública de Umuarama, Iporã e da Penitenciária Estadual de Guaíra, com apoio da Polícia Penal de Maringá e Cascavel, visando encontrar celulares ou aparelhos que contribuirão para as investigações.
Homicídios
O primeiro crime investigado diz respeito ao homicídio que tirou a vida de Agnaldo Stevanato, que foi executado em uma casa lotérica de Maria Helena, do dia 8 de fevereiro deste ano. Durante as investigações e com ajuda de câmeras de segurança no local, a dupla que participou do crime foi identificada.
Um dos suspeitos é menor de idade e foi encontrado em Iporã. De acordo com o Dr. Gabriel, ele será conduzido para um centro socioeducativo. O outro autor é maior de idade e não foi localizado pelas autoridades, sendo considerado foragido da Justiça.
O segundo homicídio vitimou Paulo Cezar, de 26 anos, no dia 16 de janeiro de 2023 na PR-323, entre os municípios de Umuarama e Mariluz. Durante as investigações foi identificado um dos autores, de 23 anos, que também não foi localizado e segue foragido.
O terceiro assassinato aconteceu no dia 6 de novembro de 2022, em uma boate na rua Ministro Oliveira Salazar, e resultou na morte de Anderson da Silva Borges. Foi apurado pelos investigadores que um dos executores já está preso na Cadeia de Foz do Iguaçu, e o outro, de 24 anos, também está foragido.
Gabriel Menezes afirmou que ambas as fotos e identificação dos autores serão divulgadas ainda nesta quinta-feira.
Furto de gado
A operação também voltou seu efetivo para a investigação de furtos de gado que teriam ocorrido desde 2022, onde os animais foram abatidos e descarnados em pastos de propriedades rurais da região. Foram executados mandados de busca e apreensão em 9 endereços, e durante o cumprimento, foram apreendidas 5 armas de fogo, sendo 4 espingardas e um fuzil semiautomático.
Também foram encontradas uma serra-fita e vários quilos de carnes congeladas sem procedência que possivelmente seriam encaminhadas para frigoríficos clandestinos. O material foi encaminhado para análise pericial.
As investigações surgiram a partir do flagrante da PM à um homem que furtava 18 cabeças de gado em um propriedade rural de Alto Piquiri, com ajuda de 2 comparsas que conseguiram fugir no momento da abordagem, porém foram localizados nos municípios de Umuarama e em Alto Piquiri.