Com a presença de representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente, da UEM, Rotary Club, Câmara Municipal, Prefeitura e outros segmentos, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na tarde de hoje, 15, realizou importante reunião para discutir os graves problemas que atingem os moradores dos Jardim Cristo Rey e Bela Vista vem enfrentando graves problemas relacionados a questão das fossas que com cerca de dois metros enchem e os dejetos escoam pelo ralo do banheiro, da pia da cozinha, tanque de lavar roupa, além das rachaduras que as casas apresentam uma vez que a construção das casas foram feitas sem qualquer critério técnico em um local de forte lençol.
A situação tomou proporções alarmantes, levando a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente a convocar reunião para planejar estratégias no sentido de acionar os responsáveis pelo loteamento, assim como o IAP, a Sanepar, e a própria Prefeitura na busca de uma solução para o grave problema.
De acordo com as explicações dos representantes dos moradores dos dois bairros, e conforme a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Viviane Kffuri, um amplo relatório esta sendo elaborado para ser encaminhado ao Ministério Público da Comarca no sentido de que seja acionado os respectivos responsáveis, inclusive a própria Caixa Econômica Federal que liberou o financiamento para que as famílias pudessem adquirir o que acreditavam ser a sonhada casa própria, mas que no entanto vivendo um verdadeiro pesadelo diante da gravidade do problema que estão enfrentando.
Durante a reunião da qual também participou a Secretaria interina de Administração, Regina Cruz segundo ela, o prefeito Pedro Coelho esta preocupado com a situação das famílias atingidas pelo problema e vem mantendo contato com os setores responsáveis.
REDE DE ESGOTO. Por sua vez, o vereador José Soares afirma que será preciso acionar a Sanepar no sentido de que estudo urgente seja realizado para instalar uma rede emergencial de esgoto na área que envolve os dois loteamentos.
PROIBIR. Inclusive, durante a reunião, comentou-se a necessidade da Prefeitura e o próprio IAP, suspender a venda de lotes e a construção de casas na parte baixa dos Jardins Cristo Rey e Bela Vista.
IAP. Por seu lado o vereador Jacy da Silva, presente a reunião, disse que esta se mobilizando para acionar o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para que se posicione em relação ao laudo técnico emitido pelo órgão que liberou a construção de moradias na parte baixa do loteamento local, afetado pelo problema, cujos moradores vivem em situação extremamente preocupante.