A qualidade do cardápio que é servido na merenda escolar dos alunos das escolas e Cmeis na rede municipal de ensino de Boa Esperança tem uma das preocupações e meta da Secretaria Municipal de Educação de Boa Esperança que tem pautado em oferecer aos alunos cardápios dos mais variados, elaborados semanalmente pela nutricionista Juliana Leal, e, com isso, é oferecida aos alunos uma refeição de alta qualidade nutricional para os nossos alunos, preocupado com o valor nutricional sempre voltado com a oferta uma refeição nutritiva com plantas alimentares não convencionais ricas em nutrientes para a saúde das crianças.
Um trabalho totalmente voltado ao desenvolvimento das crianças do município priorizado pela administração do prefeito Zé do Caixão para que o município ofereça uma merenda de qualidade para os alunos.
Vale destacar que a maioria dos produtos são de origem do próprio município através de pequenos agricultores que integram o programa de agricultura familiar.
Para muitas das crianças em situação de vulnerabilidade social, a merenda escolar é o único alimento que recebem durante o dia. Mesmo sabendo que o café da manhã é tido como a refeição mais importante do dia, muitas famílias simplesmente não têm como oferecer o desjejum em casa, e acabam enviando suas crianças à escola com o estômago completamente vazio.
Essa realidade desalentadora reforça ainda mais a importância de a escola oferecer refeições mais saudáveis e nutritivas para as crianças. Assim, todos os esforços que permitam uma melhoria de qualidade da alimentação escolar distribuída aos alunos são essenciais.
“Até para as crianças de situação social mais estável, conhecer as propriedades nutritivas dos alimentos é fundamental para a criação de hábitos alimentares saudáveis e seguros na infância, que poderão guiar suas escolhas durante toda a vida” – frisa a nutricionista Juliana Leal.