Durante videoconferência neste domingo, 22, realizada pelo ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, com prefeitos, defendeu o adiamento das eleições municipais por causa dos efeitos do coronavírus.
Mandetta afirma que medidas “políticas” podem prejudicar o que está sendo feito para o enfrentamento da epidemia de coronavírus. “Eleição no meio do ano é uma tragédia, todo mundo vai querer fazer ação política”, disse o ministro.
Em outubro, estão marcadas eleições para prefeitos e vereadores. Para Mandetta, o Congresso deve estudar a possibilidade de “mandatos tampões”: “Está na hora de falar assim: ‘ó, adia, faz um mandato tampão desses vereadores, desses prefeitos”.
“Tem prefeito pensando em eleição e oposição cobrando medidas mais duras, porque está pensando em eleições. Está na hora de a gente pensar mais nas próximas gerações do que nas próximas eleições”, afirmou.
Ele voltou a pedir um pacto político para que as eleições municipais sejam adiadas, se esse assunto for um complicador para o combate à covid-19. “Vamos nos organizar para que não tenhamos elementos que perturbem a história dessa patologia”, completou.
O ministro comemorou ainda a redução no número de mortes na Itália e disse que tem preocupação em NY e na França. “Estamos vendo algo que não vimos no mundo oriental. Ou lá era outra doença ou lá era outra informação. Os fatos e a ciência se impõem por si e vamos ver quem fez e se organizou e quem informou”, acrescentou.