Com o avanço indiscriminado de números de pessoas contaminadas pelo Covid-19, que vem assolando Moreira Sales desde a última semana, e nesta terça-feira, 2, alcançou o número de 11 casos positivos registrados e mais de 90 que estão sendo monitorados.
Diante da situação o prefeito Rafael “Bolacha” esteve reunido no final da tarde desta terça-feira, 2, com a equipe da Secretaria de Saúde, tendo a frente a Secretária Roberta Carpiné.
O objetivo da reunião foi discutir novas estratégias e protocolos para enfrentar a pandemia do Covid-19, que já contaminou 11 pessoas no município mas últimas duas semanas.
Conforme o prefeito e a equipe de Saúde, os casos são todos de trabalhadores que se deslocaram para trabalhar em Cianorte, no abatedouro de frango da empresa Avenorte.
Todas as pessoas contaminadas vem recebendo atendimento e estão sendo atendidas na Unidade de Covid-19, instalada junto a Unidade de Saúde do município e estão em isolamento.
BARREIRAS SERÃO DESATIVADAS. Uma das primeiras medidas tomadas durante a reunião foram levantadas as três barreiras sanitárias, nas entradas da cidade, que estão funcionando desde meados de março.
Conforme o prefeito, com o avanço da contaminação não justifica a manutenção das barreiras, cuja proposta era não deixar que pessoas contaminadas entrasse na cidade. “No entanto, as barreiras deixa de funcionar diante dos problemas que ocorreram com as pessoas que se deslocavam para trabalhar em Cianorte e que foram contaminados e está contaminando pessoas em nossa cidade” – afirma o prefeito “Bolacha”, principalmente familiares e pessoas do circulo de amizade.
FECHAR O CERCO. Durante a reunião a equipe da saúde e o prefeito “Bolacha”, optaram por, a partir de amanhã, quarta-feira, 3, implantar um rígido acompanhamento das pessoas contaminadas, envolvendo familiares e pessoas que possam ter contato com outras pessoas contaminadas.
O objetivo, conforme o prefeito, é fazer um cerco envolvendo o maior número de pessoas possível das áreas de saúde, vigilância sanitária e os funcionários que estavam lotados nas barreiras sanitárias que serão desativadas.
A Secretária de Saúde, Roberta, pretende monitorar o maior número possível de pessoas com visitas domiciliares diárias e fazer cumprir o isolamento que será estabelecido.
FISCALIZAÇÃO. De acordo com o prefeito “Bolacha” uma rígida fiscalização será implantada com apoio da Polícia Militar, setores de fiscalização do município para impedir o funcionamento de bares que só pode funcionar até às 21:00 horas, assim como limitar o funcionamento de lanchonetes e outros estabelecimentos do gênero.
Também estará proibido o funcionamento de festas e churrasco em residências, com aglomeração de pessoas, cuja fiscalização será realizada com apoio da Polícia Militar.