A adolescente Nathalia Ferreira Hernando de 15 anos, que estava hospitalizada na Santa Casa de Campo Mourão, diagnosticada com meningite Tipo B, faleceu na manhã desta terça-feira, 26.
CASO. A adolescente de 15 anos é de Campo Mourão, e tem familiares em Boa Esperança, foi hospitalizada sexta-feira, 22, diagnosticada com a bactéria da meningite Tipo B. No mesmo dia, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a 11ª Regional, foram comunicadas pelo hospital e adotaram procedimentos para medicar as pessoas com quem a paciente teria tido contatos íntimos ou com saliva, que são as formas de contágio da doença.
A 11ª Regional de Saúde está trabalhando para identificar a pessoa de quem a adolescente possa ter adquirido essa bactéria, que é transmitida por contato direto pela saliva”, informou o médico. O último registro de meningite em Campo Mourão foi em 2016. As vacinas disponíveis na Rede Pública em todo o país é para Meningite tipo C. Já a B, que é o caso registrado, só há vacina disponível na rede privada.
Segundo o Ministério da Saúde, o meningococo B não é o mais comum mas é um dos mais perigosos, especialmente em crianças até o segundo ano de vida. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, calafrios, alteração no estado mental, náuseas e rigidez de pescoço.