Em decorrência de reclamações oriundas da população, por conta do barulho excessivo gerado pelas motocicletas, a Polícia Militar precisa e deve continuar realizando operações em várias vias de fluxos de veículos da cidade.
A ação tem como principal objetivo retirar de circulação as motocicletas com canos de descargas modificados, que produzem muito mais ruídos do que os decibéis permitidos pela legislação brasileira de trânsito, bem como outras irregularidades identificadas.
EM DIVERSAS CIDADES. Policiais estão realizando diversas ações/ operações preventivas com foco na retirada de circulação de motocicletas em situação irregular, no que tange a escapamentos adulterados.
As alterações em escapamentos de qualquer tipo de veículo podem ser enquadradas nas categorias de infrações por condução de veículo sem equipamento obrigatório ou com aparato ineficiente, inoperante ou, ainda, com acessório proibido, em desacordo com o estabelecido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). São consideradas infrações de natureza grave – de acordo com o Artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada (como o escapamento, por exemplo).
As penalidades previstas para a conduta são:
- multa de R$ 195,23;
- cinco pontos na carteira;
- remoção/retenção do veículo até que a situação seja regularizada.
GOIOERÊ. Em Goioerê é cada vez maior a reclamação da população em relação ao barulho excessivo gerado pelas motos de grande potência, principalmente no período noturno. E tem sido cada vez mais intensa as reclamações oriundas da população.
Tem sido pouca a fiscalização por parte de operações e Blitz de Trânsito, principalmente na área central onde o tráfego de motos barulhentas tem incomodado em muito a população.