Preocupado com o índice de alunos que não estão assistindo as aulas remotas e nem realizando as atividades escolares, o Núcleo Regional de Educação de Goioerê procurou o Ministério Público para que ajude com o problema da evasão escolar, ainda que a distância, nos municípios da Comarca, que são Goioerê, Moreira Sales, Quarto Centenário e Rancho Alegre do Oeste.
O Promotor de Justiça, Edson Ricardo Scolari Filho, na tarde desta segunda-feira, 29, divulgou que uma recomendação administrativa, alertando aos pais e responsáveis de alunos que após um trabalho de orientação do Conselho Tutelar e da equipe do Núcleo Regional e Secretaria de Educação e persistindo o problema, o Ministério Público fará a intervenção e os pais e responsáveis legais negligentes com a educação de seus filhos poderão sofrer sanções previstas na legislação, entre elas multa de 3 a 20 salários mínimos e até serem processados pelo crime de abandono intelectual.
Segundo o Promotor, Edson Ricardo Scolari Filho, a pandemia não significa férias escolares. “O NRE está dando alternativas para que os alunos não percam ano letivo” – disse o promotor, explicando que são vários os canais que os pais e alunos possam acessar para participar das atividades e aqueles que não dispõem de nenhum recurso, as escolas estão disponibilizando material impresso.
Ainda conforme o promotor, Edson Scolari Filho, na última sexta-feira, 26, foi realizada uma conferência entre os integrantes da rede de proteção, e entre as decisões tomadas estão o levantamento do número de alunos que não estão entregando as atividades, para então dar inicio ao protocolo da evasão escolar.
DENÚNCIAS. Quem souber de alunos que não estão participando das atividades que as escolas estão repassando diariamente, pode denunciar ao Conselho Tutelar do respectivo município e se a situação não for solucionada, a denúncia poderá ser feira junto a a 2ª Promotoria de Justiça através do WhatsApp 3522-2084.