Publicidade
Publicidade

Notícias / Geral MP do Paraná pede lockdown em Curitiba, Londrina, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo 

segunda-feira, 29 junho de 2020.

O Ministério Público do Paraná  ajuizou uma ação civil pública contra o Estado do Paraná que pede a suspensão de eventos religiosos, a proibição de eventos que gerem aglomerações e concentrações de pessoas, além da implantação de lockdown nas macrorregiões oeste e leste por 14 dias por conta do avanço da pandemia de Covid-19 o Estado.

As macrorregiões Oeste e Leste abrangem cidades do Litoral. Região Metropolitana de Curitiba, região dos Campos Gerais e Oeste do Paraná, como Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo.

Os promotores de Justiça responsáveis pela área de Proteção à Saúde Pública nas quatro macrorregiões do Paraná ajuizaram em conjunto, ação, com pedido de antecipação dos efeitos da tutela, para invalidar atos normativos do Estado do Paraná que autorizaram o funcionamento de atividades comerciais tidas como não essenciais, enquanto durar o estado de emergência em saúde pública decretado em decorrência da pandemia de Covid-19.

Os promotores destacam que o aumento do número de paranaenses com diagnóstico positivo para Covid-19 pode acarretar em falta de medicamentos e insumos, além da sobrecarga da rede de saúde e que há fortes indicativos de um ‘brevíssimo colapso na oferta de ações e de serviços de saúde’ nas macrorregiões leste e oeste .

Na ação, os promotores alegam que a situação piorou muito no Estado a partir da entrada em vigor de novas resoluções em 5 e 21 de maio, que “relaxaram” as medidas de isolamento social. A ação também destaca a preocupação com o aumento de casos de síndromes respiratórias durante o inverno, o que sobrecarrega ainda mais o sistema de hospitais do estado.

BOLETIM SESA

Paraná atinge marca de 600 mortos pela Covid-19; total de casos é de 21.089

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (29) 573 novas confirmações e 14 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma 21.089 casos e 600 mortos em decorrência da doença. Há dois ajustes de municípios de residência em casos já confirmados.

INTERNADOS – 820 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados hoje. 665 pacientes estão em leitos SUS (239 em UTI e 426 em leitos clínicos/enfermaria) e 155 em leitos da rede particular (58 em UTI e 97 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 755 pacientes internados, 393 em leitos UTI e 362 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 14 pacientes, todos estavam internados. São cinco mulheres e nove homens, com idades que variam de 33 a 90 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 23 e 29 de junho.

Os pacientes que faleceram residiam em:  Curitiba (5), Foz do Iguaçu (2). E um morador de cada um dos seguintes municípios: Cascavel, Itaguajé, Mandaguaçu, Maringá, Paranaguá, Presidente Castelo Branco e Sarandi.

MUNICÍPIOS – 350 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Tapira e Nova Esperança do Sudoeste registraram casos pela primeira vez. Em 135 municípios há óbitos pela doença.