A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Goioerê emitiu Recomendação Administrativa para que os municípios de Goioerê, Moreira Sales, Quarto Centenário e Rancho Alegre do Oeste informem o MP sobre as ações que estão sendo realizadas para combater o avanço da dengue nos municípios.
De acordo com a Recomendação Administrativa, o MP solicita que adotem todas as providências necessárias para execução das ações de vigilância epidemiológica e controle do mosquito da dengue.
Entre algumas das ações que são questionados pelo MP, estão se os municípios estão realizando o Lira; o Levantamento de Índice Amostral; solicita a instituição do sábado (ou outro) como destinado a atividades de limpeza nos imóveis, com identificação e eliminação de focos de mosquitos vetores, com ampla mobilização da comunidade; realizar campanhas educativas e de orientação à população, realizar visitas a todos os imóveis públicos e particulares, para eliminação do mosquito e de seus criadouros, em área identificada como potencial possuidora de focos de transmissão; orientações aos Agentes Comunitários a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde sobre o Programa Nacional de Controle da dengue
Solicita ainda informações de como está estruturado o quadro de ACEs e as providências que vem adotando para combate o mosquito da dengue, especialmente quanto à eliminação de criadouros, inclusive nos intervalos de sazonalidade, evitando-se a eclosão dos ovos de mosquito quando no período de verão.
GOIOERÊ TEM 38 CASOS CONFIRMADOS. Em Goioerê as equipes da dengue e os ACS estão realizando um trabalhando em conjunto de visita as residências para combater os focos do mosquito da dengue. Até o momento do total de 330 notificações, foram confirmados 38 casos e 43 aguardam resultado. Os demais são negativos. Dos quatro municípios da Comarca, Moreira Sales está na lista das cidades que estão em epidemia de dengue no Paraná com mais de 80 casos confirmados.
AUMENTAM CASOS E MORTES POR DENGUE NO PARANÁ
O número de mortes causadas pela dengue aumentou para 16 no Paraná. São três novos óbitos nesta semana, registrados no boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (28) pela Secretaria da Saúde do Paraná.
Os casos confirmados da doença chegam a 9.976. São 1.818 a mais que na semana anterior, que havia apresentado 8.158 casos. A grande maioria é de casos autóctones – mais de 9 mil casos aconteceram nas cidades de origem das pessoas infectadas.
Os três casos de morte pela doença confirmados nesta semana foram registrados em Foz do Iguaçu (uma mulher de 69 anos, com quadro de cardiopatia e asma); em Ibiporã (uma mulher de 54 anos portadora de hipertensão); e em Loanda (um idoso de 83 anos, sem doenças crônicas).
Os óbitos anteriores aconteceram em Cascavel, Maringá e Londrina. O Paraná soma 60.393 notificações para a dengue: 44 municípios estão em epidemia e 40 em alerta. O informe ainda confirma mais dois novos casos de chikungunya, um em Maringá e outro em Cambira. Agora, o Paraná tem quatro casos confirmados da doença, que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.