Em Nova Cantu, Centro Ocidental do estado, o Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Campina da Lagoa, responsável pela comarca, expediu recomendação administrativa para que o Município adote diversas providências para aprimorar as condições de acessibilidade de edificações e vias públicas da cidade.
O documento destaca a necessidade de reparos em rampas de acesso, a implementação de vagas para idosos e pessoas com deficiência nos estacionamentos e imediações de órgãos públicos, a instalação de avisos nas repartições públicas indicando o atendimento prioritário a determinados segmentos da comunidade (maiores de 60 e 80 anos, gestantes, pessoas com deficiência ou com crianças de colo) e a divulgação dessa e de outras recomendações similares em veículos da imprensa local, para que a população tome conhecimento das determinações.
Projeto especial – A recomendação foi expedida nesta semana, em 24 de setembro, e dirigida ao prefeito da cidade. A medida atende o projeto “Mais Acessibilidade Nova Cantu”, iniciativa da Promotoria voltada a garantir o respeito à legislação vigente quanto às normas de acessibilidade, notadamente para idosos, pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. No âmbito do projeto também foram encaminhadas outras duas recomendações: uma voltada a garantir vagas a idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou com crianças de colo no estacionamento de um clube recreativo da cidade e outra ao supermercado do município, para que disponibilize um caixa prioritário para esse público.