A Prefeitura de Goioerê publicou no Diário Oficial o Decreto Municipal N° 6645/2020, que declara situação de emergência em Goioerê em razão da infestação pelo mosquito Aedes aegypti. Vale destacar que Goioerê, conforme últimos números divulgados pela Secretaria de Saúde de Goioerê, conta com 206 casos positivos da dengue. No final da tarde desta quinta-feira, 19, será emitido o novo boletim atualizado, mas pelo Decreto, os números devem ter aumentado.
O Decreto autoriza a realização de ações necessárias ao combate da proliferação do mosquito Aedes Aegypti e para a implementação de Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue, durante 90 dias.
Entre as ações, autoriza, quando necessário, a entrada de agentes de saúde e servidores municipais designados para esse fim, no horário de 7h00 às 18h00 horas, devidamente identificados e acompanhados de autoridade policial, se necessário, as casas fechadas ou abandonadas.
Autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a realizar a contratação temporária de pessoal, pelo prazo de 90 (noventa) dias prorrogável por igual período de tempo.
Segundo o Decreto, Goioerê já está enfrentando uma epidemia de dengue, com números assustadores de casos notificados e bem superiores aos casos notificados no mesmo período do ano passado. Ainda informa que existem resistências por parte de certos proprietários no acesso compulsório aos ambientes com focos na parte interna do imóvel residencial ou comercial.
Por este motivo que obriga a Secretaria Municipal de Saúde a adotar medidas preventivas, drásticas, enérgicas e inadiáveis, a serem adotadas para conter a dengue.
“O combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, só terá sucesso se houver parceria entre o Poder Público e todos os proprietários comerciais, residenciais, de lotes e terrenos baldios e/ou quintais” – cita o Decreto baixado pelo prefeito Pedro Coelho.