Há pouco mais de duas décadas, um jovem natural de Araruna, no Norte do Paraná, tornava-se o primeiro médico de sua família ao receber o diploma do curso de Medicina, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Não poderia imaginar que hoje, aos 45 anos, estaria realizando procedimentos de ponta em um centro de referência mundial em neurocirurgia, fora de seu País de origem. É a história do Dr. Ricardo Alexandre Hanel (CRM-PR 15.831), diretor do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Baptist Health, na cidade norteamericana de Jacksonville, Flórida.
Tendo o pai e o avô paterno cirugiões-dentistas, Dr. Ricardo superou a expectativa de seguir a profissão de seus ascendentes escolhendo a Medicina, após passar por duas situações de saúde em sua família. Aos 11 anos, perdeu o avô paterno em um acidente de carro na estrada que liga Campo Mourão a Curitiba, por choque hipovolêmico, no que acredita ter sido um caso de negligência no suporte de primeiro atendimento. Pouco tempo depois, aos 13 anos, recebeu a notícia de que sua mãe possuía um linfoma. “Lembro muito bem de ter vivido o tratamento dela nessa época e sua cura graças ao Dr. Zacarias Alves de Souza Filho (conselheiro decano do CRM-PR), professor que era da Cirurgia Geral no Hospital de Clínicas, e ao Dr. Carlos Roberto de Medeiros, da equipe do Prof. Ricardo Pasquini no HC e no Nossa Senhora das Graças”, faz questão de frisar.
Alguns anos depois e já com a Medicina em seus objetivos, mudou-se do interior para a capital Curitiba. Estudou o “terceirão” no Curso Positivo e, em seguida, passou em Medicina na UFPR. “Penso no Ricardo de vinte e poucos anos atrás, recém-formado e sem muita noção do caminho a seguir”, lembra. Apesar disso, sua trajetória profissional foi de muito foco e dedicação desde o início: “Minha formatura foi em janeiro de 1997 e, no mesmo mês, comecei a residência em Neurocirurgia no Hospital Nossa Senhora das Graças, sob a direção do Dr. João Cândido Araújo. Terminei a residência em janeiro de 2001 e, logo em seguida, fiz meu mestrado na UFPR”, resume o breve período em que permaneceu no Brasil após se formar.
Leia a história completa do médico de Araruna no site do Conselho Regioonal de Medicina do Paraná: https://www.crmpr.org.br/Neurocirurgiao-nascido-em-Araruna-e-diretor-em-centro-de-referencia-nos-EUA-11-51610.shtml?fbclid=IwAR3M23JEHyToBjhH2uOgG6U38T8QFbIgVJhuyGKgOcnF_CSWkhz2EyeMLUU