Publicidade
Publicidade

Notícias / Geral No Noroeste, PR-323 ganha terceiras faixas para melhorar logística e aumentar a segurança

terça-feira, 22 fevereiro de 2022.

No lado mais à Oeste do Estado, próxima à divisa com o Mato Grosso do Sul, a região de Iporã está sendo contemplada com obras em 3,8 quilômetros. Caminhões, tratores e escavadeiras apertam o ritmo para pôr fim à antiga reclamação de que a estrada não permite ultrapassagens

No Noroeste, PR-323 ganha terceiras faixas para melhorar logística a aumentar a segurança
Foto: Gilson Abreu/AEN

A PR-323 nunca mais será a mesma. De ponta a ponta, da pequena Iporã até chegar em Maringá, a rodovia que corta o Noroeste do Paraná está em obras. São duplicações, terceiras faixas, recapeamentos e viadutos em andamento para ampliar a capacidade de tráfego e aumentar a segurança e conforto para pedestres e motoristas.

No lado mais à Oeste do Estado, próxima à divisa com o Mato Grosso do Sul e à fronteira com o Paraguai, a região de Iporã está sendo contemplada com a construção de 3,8 quilômetros de terceiras faixas. Caminhões, tratores e escavadeiras apertam o ritmo para pôr fim à antiga reclamação de que a estrada não tem pontos de ultrapassagens, o que torna a viagem bem mais longa e perigosa.

“Se a pessoa fica atrás de um caminhão, dificilmente vai conseguir ultrapassar. Ou vai se arriscar, o que resulta em muitos acidentes. Essas terceiras faixas vão ampliar a capacidade e a segurança de quem usa a rodovia, sem sombra de dúvidas”, conta o ambulante Rodrigo Carlos de Oliveira Silva.

Desempregado, ele mesmo viu na modernização da PR-323 uma forma de ganhar a vida – passa o dia no perímetro do “siga e pare” vendendo picolés de fruta por R$ 2,50, um alívio necessário em meio ao calor que costuma bater na casa dos 40ºC naquela região. “Está ficando bom”, diz, enquanto faz o “zigue-zague” entre os carros que aguardam pacientemente a vez para seguirem o percurso.

FIM DE GARGALOS. O segmento entre Iporã e Cafezal do Sul é apenas um dos vários trechos que serão ampliados ao longo da rodovia. Ao todo, o Governo do Estado está implementando quase 24 quilômetros de faixa adicional na PR-323, um investimento de R$ 59,4 milhões do programa Avança Paraná, financiado pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

“Assumimos o compromisso de resolver gargalos logísticos que perduravam há muito tempo no Estado. Com a conclusão dessas obras, melhoramos a trafegabilidade e escoamento da produção paranaense, além de trazermos mais segurança aos motoristas”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Graças a um planejamento que fizemos na alocação de recursos e na elaboração de projetos, o Paraná inteiro está em obras”, acrescenta.

Morador de Cafezal do Sul há 58 anos, Ascânio Antônio de Paula faz o trajeto de pouco mais de 20 quilômetros até Iporã diariamente. Conhece como poucos as nuances da pista que passa por reforma. “Isso aqui era a rodovia da morte. Agora, essa obra vai beneficiar muita gente e salvar muitas vidas”, diz.

PROJETO. A obra integra o novo Programa de Revitalização da Segurança Viária do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). O projeto prevê soluções como a implantação de terceira faixa para ultrapassagens, alargamento de faixa, reabilitação do pavimento com soluções de reciclagem e pavimentação, eliminação de degraus com desnível maior que cinco centímetros, reforço da sinalização horizontal e vertical e implantação de mais dispositivos de segurança.

Devem ser atendidos 20 segmentos da PR-323, no trecho entre Doutor Camargo e Iporã, com um prazo de execução de 360 dias, após emissão da ordem de serviço.

Iniciativas semelhantes estão sendo licitadas na PRC-280, no Sudoeste, e na PR-092, no Norte Pioneiro.

“Temos um volume expressivo de obras, que inclui a recuperação de rodovias importantes, temos projetos históricos que eram aguardados há décadas e que atendem todas as regiões”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

CORREDOR. A PR-323 é um dos principais corredores de transporte de cargas no Paraná, ligando a região Noroeste ao Oeste e ao Norte. Atualmente, está em fase de conclusão a duplicação da rodovia entre Paiçandu e Doutor Camargo, em uma extensão de 20,7 quilômetros, sendo que 10 deles já foram liberados para tráfego. O investimento é de R$ 73,4 milhões.

Além disso, a PR-323 é objeto de duas licitações de duplicação, uma de R$ 81 milhões no trecho entre Umuarama e a PR-468, que inclui duas novas interseções em desnível, sendo uma delas no Trevo do Gauchão, e outra de R$ 55 milhões para continuar a duplicação da rodovia de Doutor Camargo até o quilômetro 180,5, próximo à ponte sobre o Rio Ivaí.

“Iporã está crescendo e conquistando espaço graças ao investimento em parceria com o Governo do Estado. E essa melhoria na PR-323 é mais uma obra importante, que vai evitar acidentes e melhorar o fluxo de veículos. Estimamos que nos próximos anos, com os investimentos privados que estão vindo para a cidade, abriremos mais de 2,5 mil vagas de emprego. Por isso, a rodovia é fundamental”, ressalta o secretário do Planejamento de Iporã, Leandro Aparecido Sabino.

Fonte: Agência de Notícias do Estado.

Publicidade
domsegterquaquisexsáb
     12
17181920212223
24252627282930
       
2930     
       
28293031   
       
282930    
       
     12
31      
    123
2526272829  
       
28293031   
       
     12
31      
   1234
2627282930  
       
293031    
       
     12
       
      1
3031     
      1
30      
   1234
262728    
       
  12345
2728     
       
28      
       
      1
       
     12
2425262728  
       
      1
3031     
     12
24252627282930
       
  12345
2728293031  
       
2930     
       
    123
25262728293031
       
    123
18192021222324
25262728   
       
 123456
78910111213
21222324252627
28293031   
       
     12
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
       
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
       
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
       
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
       
      1
9101112131415
23242526272829
3031     
    123
252627282930 
       
 123456
14151617181920
21222324252627
28293031   
       
      1
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
   1234
567891011
       
   1234
12131415161718
19202122232425
262728    
       
293031    
       
    123
11121314151617
       
  12345
13141516171819
27282930   
       
      1
23242526272829
3031     
    123
18192021222324
252627282930 
       
28293031   
       
   1234
567891011
       
     12
3456789
17181920212223