Publicidade
Publicidade

Notícias / Política Notícias Alep

segunda-feira, 7 outubro de 2019.

Três empresas se habilitam a prestar serviços de publicidade institucional para Assembleia

Mais uma etapa do processo de licitação para prestação de serviços de publicidade institucional ao Poder Legislativo foi realizada nesta quinta-feira (03). (Foto: Rafael Guareski/Alep)

     A Comissão Permanente de Licitação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou na manhã desta quinta-feira (3) a abertura dos envelopes de número 4, contendo as propostas de preço das três agências de publicidade credenciadas a participar do procedimento licitatório para qualificação, seleção e contratação para prestação de serviços de publicidade institucional ao Poder Legislativo. A sessão pública, realizada no Auditório Legislativo da Alep e transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelos canais oficiais de divulgação do Poder Legislativo, deu continuidade aos trâmites do procedimento licitatório n°001/2019, realizado via concorrência do tipo melhor técnica.

     Após a abertura dos envelopes, constatou-se que a proposta de preço da empresa Iman apresentava um desconto de 60% no conceito contido no edital denominado “custos internos”. O presidente da Comissão, Vinicius Augusto Moura, indagou se as licitantes concorrentes (Trade e Tif) concordariam em praticar o mesmo percentual de desconto no quesito. As empresas concordaram, habilitando-as a continuar no processo que define a(s) prestadora(s) do serviço. Nos demais itens os percentuais de desconto estavam dentro do que era previsto no edital.

     O edital, no valor máximo de R$ 30 milhões, prevê a contratação de até três agências de publicidade pelo período de 12 meses para a prestação de serviços de publicidade institucional da Assembleia. A contratação tem o objetivo difundir ideias, informar o público em geral e tornar mais transparente a comunicação da Casa.

     A partir de segunda-feira (07), inicia-se um novo o prazo de cinco dias úteis para interposição de recursos, quando as empresas podem questionar alguma decisão proferida na sessão. Após este período, uma nova sessão poderá ser marcada para dar prosseguimento aos procedimentos de acordo com o edital, com a entrega do envelope de habilitação.

____________________

Estudantes cadastram 262 propostas para o Geração Atitude 2019

Estudantes classificados em 2018 no Geração Atitude conversaram com o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), durante a visita guiada à sede do Poder Legislativo. (Foto: Sandro Nascimento/Alep)

     Mais uma etapa da 5ª edição do Geração Atitude foi vencida nesta semana. Isso porque na última segunda-feira (30) foram encerradas as inscrições dos projetos e ao total foram cadastradas 262 propostas desenvolvidas pelos estudantes da rede pública estadual. A maioria das propostas é voltada para as áreas da educação, saúde, meio ambiente, segurança e acessibilidade. A partir de agora, uma banca composta por integrantes do Legislativo paranaense tem até o próximo dia 10 para definir os projetos selecionados. A divulgação dos vencedores acontece a partir do dia 11 de outubro.

     Essa avaliação técnica irá analisar a qualidade dos trabalhos apresentados, conforme os critérios de constitucionalidade e legalidade; obediência às normas da língua portuguesa; criatividade e originalidade. Serão desclassificados os trabalhos em que seja identificado plágio.

     Os autores dessas propostas, juntamente com o professor orientador, ganharão como prêmio uma viagem a Curitiba, quando poderão conhecer de perto o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também o Ministério Público do Paraná. Essa etapa, chamada de “Caravana da Cidadania”, acontecerá dos dias 18 a 22 de novembro, quando será realizada uma solenidade na Assembleia Legislativa para a divulgação do projeto vencedor.

     Geração na Escola – Nos últimos três meses, o Geração Atitude percorreu mais de 100 escolas em todo interior do Paraná. Esta etapa do projeto, denominada “Geração na Escola”, reuniu representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e também do Ministério Público estadual, promoveram debates e palestras com os estudantes, para aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre os temas abordados durante o programa.

     Projetos vencedores – Dois dos projetos vencedores do Geração Atitude já se transformaram em leis estaduais. Na edição de 2015, a proposta vencedora foi da aluna Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, de Cianorte. A iniciativa tramitou na Assembleia, foi aprovada pelos parlamentares e, posteriormente, sancionada. A lei proposta pela estudante recebeu o número 18.763/2016 e instituiu o Programa Geração Atitude nas escolas da rede pública paranaense e incluiu a atividade no calendário oficial de eventos do Paraná, no mês de novembro.

     Em 2017, o jovem Douglas Froelich, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, de Cruz Machado, foi o vencedor com uma proposta para combater o bullying nas escolas paranaenses, em campanhas de esclarecimento acerca do problema e debates entre a comunidade escolar. O texto se transformou na Lei Estadual Nº 19.678, do dia 27 de setembro de 2018.

     Já no ano passado, foram dois os projetos vencedores da edição 2018 do Geração Atitude. Os alunos secundaristas Luiz Augusto Rodrigues, de Ponta      Grossa, e João Pedro Leal, de Boa Esperança, viram suas propostas, muito similares entre si, escolhidas entre os 32 projetos finalistas. As proposições tratam da conscientização sobre o uso da imagem das pessoas e das redes sociais.

     O programa – O “Geração Atitude” foi formalizado em 2015 por meio de um convênio entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude vinculada ao Governo do Paraná. O programa estimula o debate entre os jovens de temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atuação de cada uma das instituições envolvidas no projeto. Compreendendo melhor todos esses assuntos os jovens assumem o papel de agentes transformadores na sociedade em que vivem.

____________________

Seminário vai discutir panorama do diabetes no estado

     O diabetes é uma doença crônica séria e silenciosa, que pode ocasionar complicações graves e levar até a morte do paciente. O problema, que não pode ser ignorado, será tema do I Seminário Paranaense sobre o Panorama da Pessoa com Diabetes no País, que ocorre na próxima terça-feira (8) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O evento, proposto pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traino (PSDB), pelo primeiro-secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), e pelo presidente da Comissão de Saúde Pública, deputado Dr. Batista (PMN), começa às 9 horas no Plenarinho.

     Traiano diz que a Assembleia, mais uma vez, está na linha de frente em defesa da saúde dos paranaenses. ”Por proposição minha, do deputado Romanelli e do deputado Dr. Batista, faremos no próximo dia 8 o Seminário Paranaense sobre o Panorama da Pessoa com Diabetes no País. A diabetes é uma doença muito séria que pode ser evitada com a prevenção e suas consequências minimizadas com o tratamento adequado. Vamos todos nos engajar nessa luta”, lembra.

Doença crônica séria e silenciosa, o diabetes é caracterizado pelo excesso de açúcar no sangue. Seminário na Alep vai discutir panorama do diabetes no estado. (Foto: Foto: Freepik)

     Para Romanelli, a Assembleia está se abrindo para a discussão de um tema muito relevante. “O diabetes atinge 7 % da população e por muitas vezes é uma doença silenciosa. Precisamos ampliar os debates, trocar conhecimentos sobre novos tratamentos e também sobre convivência com a doença e melhoria da qualidade de vida”, explica.

     O diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue. Com isso, as células do corpo ficam com pouca energia e o sangue repleto de glicose. A doença, que pode ocorrer na infância, na maioria das vezes atinge adultos. Entre os fatores de risco estão a alimentação desequilibrada, pobre em frutas e verduras e rica em carboidratos e gorduras; obesidade e sobrepeso; sedentarismo e histórico familiar.

     Segundo dados de 2017 do Ministério da Saúde, cerca de 9% da população brasileira convive com a doença. No Paraná, apenas em 2016, o diabetes causou a morte de 3.472 pessoas e 7.201 internamentos. De acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o número de mortes relacionadas ao diabetes no Brasil cresceu 11,8% entre 2006 e 2016, saindo de 54.877 mortes para 61.398 no ano de 2016.

     Participações – O encontro na Assembleia é uma sugestão da médica endocrinologista Rosângela Roginski Réa, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), e vai contar com a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, do diretor-geral da secretaria, Nestor Werner Júnior, da presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR), Cristiane Martins Pantaleão, da diretora do Centro de Medicamentos do Paraná (CEMEPAR), Magely de Souza Nunes, e do diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná (SBEM-PR), Cleo Otaviano Mesa Junior.

     Entre os temas tratados estarão “O diabetes no Brasil”, com Hermelinda Pedrosa (SBD Nacional), “O diabetes no Paraná”, com Ana Cristina Ravazzani de Almeida Faria (SESA), “O diabetes no município de Curitiba”, com Alexei Volaco (SBD Regional), e “A pessoa com diabetes e as associações de portadores”, com Maria Izabel Martins (APAD). Entre os assuntos abordados também estarão “Ações educacionais do Hospital Pequeno Príncipe voltadas à criança com diabetes”, com Donizetti Dimer Giamberardino Filho (HPP), “Educação em diabetes para a criança no Paraná”, com Suzana Nesi França (UEP) e “Projeto de educação em diabetes no Paraná 2019”, com Denise Beheregaray Kaplan (SBD Regional).

     Prevenção – O diabetes pode ser evitado, assim como a hipertensão e o colesterol alto, desde que hábitos saudáveis, como alimentação adequada e a prática de atividade física, sejam adotados. O estilo de vida é um fator decisivo para o surgimento do diabetes tipo 2, responsável por aproximadamente 95% dos casos. No início, ele é praticamente assintomático, o que pode levar o problema a ser identificado apenas quando já começam a surgir as complicações. Quando o diagnóstico é precoce, é possível inclusive reverter a doença por meio da alimentação e da prática de atividade física.

     Quando não tratada, o diabetes pode levar a complicações bastante prejudiciais à saúde, como infecções, insuficiência renal, infarto do miocárdio, derrame cerebral e doenças vasculares, como derrame cerebral até gangrena de braços e pernas. A necessidade de amputações de membros inferiores também pode ser causada pela doença. No Brasil, estimativa do Ministério da Saúde mostra que 70% das amputações de membros inferiores feitas no País está relacionada à doença.

     Data – O Dia Mundial do Diabetes surgiu em 1991 por iniciativa pela Federação Internacional do Diabetes (IDF) e Organização Mundial da Saúde (OMS) diante da preocupação com o aumento do número de diagnósticos em todo o mundo. Em 2007, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O dia 14 de novembro foi escolhido para homenagear Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

____________________

No Outubro Rosa, Alep promove workshop sobre o câncer de mama

     Conscientizar sobre a importância da prevenção e informar sobre os tratamentos do câncer de mama, uma das doenças mais comum entre as mulheres. Com esse objetivo a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promove uma série de atividades, na segunda-feira (07), dentro da programação da campanha “Outubro Rosa”.

     Os eventos iniciam com o workshop “Desmistificando o Câncer de Mama – Prevenir é agir. Agir é viver”, que começa às 9 horas, no Plenarinho da Assembleia, e vai contar com palestras de vários especialistas.  No primeiro painel temático o assunto abordado será “Tumores ginecológicos”, palestra que será proferida pela médica Audrey Tsunoda.

     Na sequência, a médica Maria Helena Louveira falará sobre “Rastreamento de tumores femininos”; e o médico Rodrigo Bernardi abordará o tema “A evolução do tratamento cirúrgico do câncer de mama e a importância da multidisciplinaridade”. Em seguida, a médica Maria Cristina Figueroa Magalhães vai explanar sobre “A evolução do tratamento do câncer de mama e panorama do câncer de mama no Brasil”. Os debates, abertos à comunidade, encerram com o pronunciamento da Dra. Daniele Banzzatto sobre “Os direitos das mulheres durante e após o tratamento”.

     Exames e exposição – No período da tarde, entre às 13h30 até às 17h30, serão realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, no Espaço Cultural. Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) farão os exames e a prioridade será o atendimento ao público feminino.

Lançamento da campanha Outubro Rosa na Alep acontece nesta segunda-feira (07) com extensa programação. (Foto: Dálie Felberg/Alep)

     Antes, logo após o encerramento do workshop, às 13h, ocorre a abertura de uma exposição, que permanecerá no Espaço Cultural até o dia 31 de outubro. A mostra, que poderá ser visitada de segunda a sexta-feira (das 9h até às 18h) reunirá imagens de mulheres que fazem ou fizeram tratamento para combater o câncer.

     Neste momento será ainda lançada a campanha “Doe Lenços”. A iniciativa tem como objetivo melhorar a autoestima das mulheres que perdem os cabelos em decorrência da quimioterapia e da radioterapia. Em seguida, as participantes dos debates serão convidadas para um ato de soltura de balões rosas na rampa principal da Casa de Leis, localizada na entrada do prédio do Plenário. Balões vão colorir o céu do Centro Cívico, chamando a atenção para a campanha.

     Rede feminina – Posteriormente, às 14h30, a farmacêutica Ângela Zanlorenzi, voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), ocupará a tribuna durante a sessão plenária. Ela fará uma explanação sobre a importância das ações de conscientização e dos vários aspectos que envolvem os tratamentos da doença. Também falará sobre o trabalho desenvolvido junto ao Hospital Erasto Gaertner, localizado em Curitiba, referência no tratamento de câncer. Durante todo o mês, a Assembleia permanecerá iluminada por luzes no tom rosa no período da noite, como forma de apoio à causa.

     Exames – “A prevenção sempre será o melhor remédio”, afirma a deputada Cantora Mara Lima (PSC), presidente da Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher, que organizou a programação em conjunto com a Associação das Amigas da Mama (AAMA), entidade civil de assistência social, de caráter filantrópico.

     Segundo ela, o “Outubro Rosa” vem para alertar as mulheres e conscientizar sobre o câncer de mama, “da importância de fazer exames preventivos, cuidar de sua saúde, cuidar de sua alimentação e o modo de vida”, frisou. “A campanha deste ano é desenvolvida em conjunto com as ‘Amigas da Mama’, uma associação de mulheres que vivenciaram o câncer de mama e hoje, através de voluntariado, revertem a experiência que tiveram em prol de outras mulheres que precisam de apoio para enfrentar a doença”, acrescentou. Mara Lima convida a todos a participar da mobilização, lembrando que também estará ocorrendo a campanha “Doe Lenços”, que será destinada às “Amigas da Mama”.

      “Mais do que lembrar as pessoas sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama, o ‘Outubro Rosa’ no Paraná se consolidou como o mês da saúde da mulher”, disse o deputado Michele Caputo (PSDB), ex-secretário da Saúde do Estado, que participa da promoção das ações que vão movimentar a Alep. Ele explicou que a finalidade é “sensibilizá-las sobre o fato de que os cuidados não param.  Sempre lembrando que a manutenção de hábitos saudáveis é fundamental para uma boa qualidade de vidas.”

      “Serviços de saúde de todo o estado vão realizar ações para facilitar o acesso das nossas mulheres a consultas e exames especializados. Esta mobilização ajuda no diagnóstico precoce de uma série de doenças, que se tratadas adequadamente podem ser curadas”, sublinhou.  “É importante também destacar o papel da sociedade civil organizada. Se o ‘Outubro Rosa’ se tornou o que é hoje, isso se deve muito ao envolvimento das pessoas engajadas por um mundo melhor. Esta campanha vai muito além de ações de Governo. Ela já está enraizada na comunidade”, complementou.

     CCJ – Na última terça-feira (1º), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa realizou uma homenagem ao “Outubro Rosa”, destacando na pauta de votações projetos relacionados à saúde da mulher. O deputado Delegado Francischini (PSL), presidente da CCJ e integrante da Comissão da Mulher, afirmou que a iniciativa teve a finalidade de marcar o início da campanha e chamou a atenção para a agenda do Legislativo e do Governo estadual, que integra o calendário internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.

     Paraná Rosa – Neste ano, acontece no estado a campanha “Paraná Rosa”, realizada dentro do “Outubro Rosa”, e que tem como objetivo atingir as 5.831.145 mulheres. Durante todo o mês, 44 municípios do Estado promoverão ações de incentivo e cuidado com a saúde da mulher. O lançamento da campanha ocorreu na última terça-feira (1º), no Palácio Iguaçu, reunindo autoridades do Executivo, deputado e lideranças da sociedade civil.

     A primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, que idealizou e apadrinha a campanha “Paraná Rosa” destacou a importância da valorização da autoestima para o cuidado individual das mulheres: “Queremos um ‘Outubro Rosa’ mais humanizado, focado não somente na realização de exames, o que é muito importante. Porém, a mulher precisa ter a consciência que o estilo de vida, a alimentação e a atividade física também são fatores que contribuem para a prevenção do câncer”, disse ela. Veja todos os detalhes do “Paraná Rosa” clicando no link: http://www.paranarosa.pr.gov.br/

     O que é – São estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, no Brasil, com um risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres, alertam os especialistas do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

     Informações do INCA destacam que o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor.

     Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada pelo Ministério da Saúde na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Fora dessa faixa etária e dessa periodicidade, os riscos aumentam e existe maior incerteza sobre benefícios. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

     Hábitos saudáveis – Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados, orientam os especialistas, com a adoção de hábitos saudáveis como:

-Praticar atividade física;

-Alimentar-se de forma correta;

-Manter o peso corporal adequado;

-Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

– Amamentar;

-Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

     Para saber mais acesse a cartilha “Câncer de mama, vamos falar sobre isso?” publicada pelo INCA. É só clicar no link: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha-cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso2016.pdf.

     É lei no Paraná – A deputada Cantora Mara Lima (PSC) é autora do projeto que instituiu oficialmente o mês do “Outubro Rosa” no estado (Lei estadual nº 16.935, de 2011), com campanhas para a prevenção do câncer de mama e de outras ações preventivas para a integridade da saúde da mulher.

     O movimento conhecido como “Outubro Rosa” surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1997, e espalhou-se pelo mundo com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância de diagnosticar precocemente o câncer de mama, aumentando as chances de cura da doença, podendo chegar a 95%.

     O símbolo da campanha é um laço ou fita rosa, algo que começou graças à G. Komen Breast Cancer Foundation, que os distribuiu numa corrida de sensibilização do câncer de mama, organizada em 1991 na cidade de Nova Iorque.

____________________

Assembleia começa a votar projeto que cria a licença qualificação para servidores do Executivo

     O projeto de lei complementar 9/2019, que trata das licenças especiais concedidas aos servidores públicos estaduais, volta a tramitar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na próxima semana. O texto do Poder Executivo, que tramita na forma de um substitutivo geral apresentado pelo relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Tiago Amaral (PSB), será pautado na sessão plenária da próxima terça-feira (8), conforme anunciado pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB). Antes disso, na segunda-feira (7), às 13h30, na Sala de Reuniões do 3º andar do Prédio Administrativo, a Comissão de Finanças e Tributação da Alep se reunirá para apreciar a proposta.

     Tramitando na Assembleia desde o início de setembro, o projeto incialmente pretendia, em médio e longo prazo, zerar o passivo das licenças-prêmio, que chega a quase R$ 3 bilhões, e extinguir o benefício. No entanto, A emenda substitutiva geral apresentada na CCJ prevê a criação da licença capacitação, substituindo assim a licença especial do funcionalismo público previsto no texto original.

Projeto do Executivo que trata da licença prêmio dos servidores será analisado pela Comissão de Finanças e também pelo plenário na próxima semana. (Foto: Pedro de Oliveira/Alep)

     De acordo o novo texto, o funcionário poderá tirar as licenças se comprovar um curso de aperfeiçoamento na sua área de atuação. Todo o processo, de acordo com a proposta, deverá ser comprovado com a declaração de matrícula e o certificado de conclusão. Com a aprovação da proposta, quem ingressar no Executivo não terá mais direito a licença especial.

     Adaptação – Segundo o líder do Governo na Alep, deputado Hussein Bakri (PSD), ao invés de acabar com o benefício, o Governo está propondo uma adaptação com a criação da licença qualificação. O líder também explicou que o Estado não tem mais condições de continuar arcando com o passivo gerado pela licença-prêmio. “Os direitos adquiridos serão mantidos”, ressaltou. Ainda segundo Bakri, é fundamental que a matéria vá ao Plenário para ampliar a discussão. “Oportunidade em que poderão ser apresentadas emendas parlamentares”, observou.

____________________

Criação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná é tema de audiência pública na ALEP

Deputada Luciana Rafagnin (PT), líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar. (Foto: Dálie Felberg/Alep)

     Na próxima quarta-feira (09), a partir das 9 horas, uma audiência pública que acontecerá no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai discutir a proposta do Governo do Estado de criação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná. Esse órgão terá origem na incorporação do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia – CPRA e da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná – Codapar ao Instituto Agronômico do Paraná – Iapar.

     A audiência é uma iniciativa conjunta da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Alep, presidida pelo deputado estadual Anibelli Neto (MDB), e do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar, liderado pela deputada estadual Luciana Rafagnin (PT). “Um tema tão importante como esse não poderia deixar de ser discutido pela Comissão da Agricultura, onde todos terão a oportunidade de participar e sugerir melhorias à mensagem do Governo”, disse o deputado Anibelli Neto.

     Para a deputada Luciana, “a ideia é buscar esclarecer dúvidas que se tem com relação à proposta do Executivo”. “É uma grande oportunidade de discutir esses pontos e abrir espaços aos diversos posicionamentos a respeito da proposta. O cuidado que temos de ter passa pela garantia de que a fusão dos órgãos não afetará a qualidade do serviço prestado aos agricultores lá no campo e de que os interesses dos servidores públicos envolvidos também sejam preservados”, acrescentou a líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar.

     Os deputados proponentes da audiência lembram que há uma gama de especificidades na natureza tanto do funcionamento quanto da finalidade dos serviços prestados por esses órgãos públicos, bem como entre os regimes e relações trabalhistas dos servidores. É o caso dos planos de cargos e salários das diferentes categorias profissionais.

____________________

Possíveis mudanças no Estudo de Jovens e Adultos é tema de audiência pública na Assembleia

     Para debater possíveis alterações no modelo de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) a partir do ano que vem, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidia pelo deputado Hussein Bakri (PSD), promove na quarta-feira (9), às 17 horas, uma audiência pública no Plenarinho da Casa. Para a APP-Sindicato e o Fórum Estadual de EJA, a proposta elaborada pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) para a modalidade, entre outros pontos, prioriza a profissionalização dos alunos, em lugar da escolarização.

     O congelamento e padronização de cronogramas, a redução de tempo de estudos e a diminuição de disciplinas também estão na pauta de debates da audiência que foi solicitada pelo deputado Professor Lemos (PT). De acordo com Hussein Bakri, A Educação de Jovens e Adultos (EJA) “é pautada pela inclusão social. Saber escrever o próprio nome e ter um diploma é sinal de dignidade, algo que não se pode ser negado. A Comissão de Educação está atenta para dar sua contribuição no aprendizado a pessoas, que por motivos diversos, não conseguiram estudar na idade apropriada”. O deputado, que também é líder do Governo na Alep, reforçou que possíveis alterações no sistema serão amplamente discutidas pelo Governo.

 

Comentarios

Publicidade
domsegterquaquisexsáb
282930    
       
     12
31      
    123
2526272829  
       
28293031   
       
     12
31      
   1234
2627282930  
       
293031    
       
     12
       
      1
3031     
      1
30      
   1234
262728    
       
  12345
2728     
       
28      
       
      1
       
     12
2425262728  
       
      1
3031     
     12
24252627282930
       
  12345
2728293031  
       
2930     
       
    123
25262728293031
       
    123
18192021222324
25262728   
       
 123456
78910111213
21222324252627
28293031   
       
     12
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
       
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
       
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
       
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
       
      1
9101112131415
23242526272829
3031     
    123
252627282930 
       
 123456
14151617181920
21222324252627
28293031   
       
      1
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
   1234
567891011
       
   1234
12131415161718
19202122232425
262728    
       
293031    
       
    123
11121314151617
       
  12345
13141516171819
27282930   
       
      1
23242526272829
3031     
    123
18192021222324
252627282930 
       
28293031   
       
   1234
567891011
       
     12
3456789
17181920212223