A nova carteira de identidade começa a ser emitida hoje, terça-feira, 26. De acordo com a Receita Federal, o serviço tem início pelo Rio Grande do Sul, na terça-feira , e, nos dias seguintes, será feito no Acre, no Distrito Federal, em Goiás, em Minas Gerais e no Paraná. Os institutos de identificação têm até março de 2023 para se adequar.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
Com a nova identidade, o número do RG antigo deixa de existir e apenas o CPF é considerado. O objetivo, segundo o governo, é unificar o número do documento em todas as unidades da federação – atualmente, cada região brasileira pode emitir o documento e, na prática, uma pessoa pode até ter 27 números de RG no Brasil.
Por isso, para ter acesso ao novo documento, é preciso regularizar o CPF. De acordo com a Receita Federal, “haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira”.
Como corrigir informações no CPF?
A atualização das informações do CPF pode ser feita de forma gratuita pela internet, no site da Receita Federal. Em algumas situações, o procedimento gera um “protocolo de atendimento” e, nesses casos, a pessoa deve enviar os documentos para a Receita Federal por e-mail (veja lista abaixo).
Para atualizar o CPF, é necessário encaminhar os seguintes documentos para a Receita:
- Documento de identidade oficial com foto
- Certidão de nascimento ou certidão de casamento, se no documento de identidade não constar naturalidade, filiação ou data de nascimento
- Comprovante de endereço
- Foto de rosto (selfie) do cidadão (ou responsável legal, se for o caso) segurando o próprio documento de identidade
-
O e-mail deve ser enviado para os endereços abaixo, de acordo com o estado:
- Paraná: [email protected]
- Acre: [email protected]
- Distrito Federal: [email protected]
- Goiás: [email protected]
- Minas Gerais: [email protected]
- Rio Grande do Sul: [email protected]