O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou na segunda-feira (30) a sessão de lances da licitação da duplicação da PR-317 e da PR-840 em Campo Mourão, na região Centro-Oeste. Cinco participantes disputaram a execução da obra, com o valor arrematante de R$ 39,8 milhões, da empresa Pedreira Itaipu Indústria e Comércio de Britas e Asfalto, após negociação com a comissão de julgamento do DER/PR.
Agora, ela tem três dias úteis para enviar os documentos de habilitação previstos em edital, bem como uma proposta de preço adequada ao valor vencedor. Após análise, a comissão de julgamento vai publicar o resultado nos portais Compras Paraná e Licitações-e, já abrindo o prazo para interposição de recursos.
A licitação é realizada na modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), que prevê a elaboração do projeto básico e do projeto executivo de engenharia, e a execução da obra em um mesmo contrato.
Clique aqui e receba as notícias
OBRA – As obras terão início a partir do trecho já duplicado da PR-317 e seguem até o entroncamento com a Avenida Comendador Norberto Marcondes, em uma extensão de 3,7 quilômetros. Serão duas faixas novas de 3,6 metros cada uma, com acostamento externo de 2,5 metros, e separadas das pistas existentes por barreiras de concreto New Jersey.
Também serão implantadas novas vias marginais, com duas faixas em cada sentido e largura variando de acordo com a disponibilidade da faixa de domínio, separadas da pista central por canteiros.
Estão previstas três interseções em nível, entre as ruas Francisco Preisner e Pioneiro Alberto Tanigut, no acesso ao Aeroporto Municipal de Campo Mourão, e no entroncamento entre a PR-317 e a PR-840.
A obra também contempla serviços de drenagem e obras de arte correntes, como bueiros simples tubulares de concreto, drenos, sarjetas, boca de lobo, poços de visita, entrada e descida d’água; iluminação viária com postes de aço e postes de concreto com luminárias LED de 200W; sinalização horizontal, sinalização vertical, defensas simples, pórticos, semi-pórticos, tachas e tachões refletivos; calçada para pedestres e ciclovia.
O prazo para execução do contrato será de 630 dias, após concluídos todos os trâmites e assinada a ordem de serviço, sendo os primeiros 180 dias para apresentação dos projetos e 450 dias para a execução da obra. À medida que os projetos forem aprovados pelo DER/PR, já terão início alguns dos serviços da duplicação.
O anteprojeto de engenharia, um pré-requisito do RDCi, foi doado pela Prefeitura de Campo Mourão e atualizado pelo DER/PR para ser utilizado na elaboração do edital.