
A Lei pretende diminuir a quantidade de fios inservíveis nos postes, que além de causar uma poluição visual também é perigoso
Com a homologação da Lei que determina que a Copel notificar as empresas de telefonia, internet e TV a cabo para realizarem a manutenção e remoção de fios e cabos inservíveis nos postes de iluminação pública das ruas e avenidas de Goioerê.
O projeto de lei, de autoria do vereador Márcio Lacerda e aprovado por unanimidade pelos vereadores, foi sancionado pelo prefeito Betinho Lima. Com a nova legislação, a Copel fica obrigada a notificar as empresas permissionárias para que realizem o alinhamento dos cabos e a retirada das fiações cortadas, penduradas ou em excesso, bem como demais equipamentos e dispositivos não utilizados instalados na rede de energia e de iluminação pública.
A lei foi publicada no Diário Oficial em 28 de novembro, e a Copel terá um prazo de 30 dias, após a publicação, para executar as notificações necessárias. “Queremos que a Copel notifique essas empresas para que realizem reparos nos fios e cabos em casos de incidentes, e até mesmo para a remoção quando não estiverem mais prestando o serviço”, destacou o vereador.

O vereador Marcio Lacerda, autor da Lei, aguarda que a Copel notifique as empresas o mais rápido possível
“Além de tornar a cidade visualmente desagradável devido à grande quantidade de pontas de fios penduradas nos postes, também há o risco de choques elétricos”, alertou o vereador, explicando que a quantidade de fios nos postes aumenta a cada dia, e muitos deles são inutilizáveis.
A lei também estipula multas para as empresas que não cumprirem as notificações da Copel para efetuar a manutenção ou a remoção de fios e equipamentos inutilizados