Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem. O mês, representado pela cor azul, tem como foco os cuidados relacionados à prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o segundo mais comum entre os homens no Brasil.
Para além das questões relevantes à saúde, a campanha também busca desmistificar algumas ideias relacionadas ao exame de detecção da doença, já que este é alvo de preconceitos que podem ser prejudiciais para toda a sociedade.
O médico Daniel Pinheiro Ferreira, Grupo Hapvida Notredame Intermédica, alerta sobre a importância de se fazer o diagnóstico do câncer de próstata nas fases iniciais. “90% dos casos podem ser curados se diagnosticados precocemente, por isso a necessidade do rastreamento na população masculina”.
“O preconceito já diminuiu bastante, porém ainda existe uma parcela da população que não aceita fazer o exame. Segundo o INCA, em 2020 serão diagnosticados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata. Então, deixando o preconceito de lado e fazendo, 90% desses casos podem ser curados”, destaca Ferreira.
Por se tratar de uma doença na maioria das vezes assintomática, o especialista alerta que, “quando há alguma manifestação, significa que ela já está numa fase mais avançada”. Portanto, a rotina de cuidados com a saúde que inclui visita regular ao médico e a realização anual do exame de toque ou o de dosagem do PSA, aliada a hábitos de vida saudável, com realização de atividade física e alimentação balanceada, devem ser seguidas continuamente.
“A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que os homens, a partir de 50 anos, e mesmo sem apresentar sintomas, devem procurar um profissional especializado para avaliação. Os homens que integrarem o grupo de risco (negros ou que possuem parentes de primeiro grau com câncer de próstata), devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos”.
Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022, formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, mais de 65 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde.
Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.
Fonte: G1.