A Secretaria de Saúde de Goioerê divulgou o boletim epidemiológico desta terça-feira, 12, apresentando os números da Covid-19 e da dengue em Goioerê.
COVID-19: Goioerê segue tranquilo em relação ao covid-19. Dos três casos suspeitos registrados na última semana, dois deram negativos e apenas um aguarda resultado do exame. Atualmente são 15 pessoas sendo monitoradas.
DENGUE. A dengue continua aumentando em Goioerê. Em 24 horas são 23 novos casos confirmados e 26 novas notificações. Os números atualizados da dengue são 945 casos confirmados e um total de 2.083 notificações.
PARANÁ TEM MAIS 10 ÓBITOS POR DENGUE
O boletim semanal da dengue aponta 167.707 mil casos confirmados da doença no Estado, com 10.289 casos a mais que a publicação anterior, que trazia 157.418 mil confirmações.
O informe publicado nesta terça-feira (12) pela Secretaria da Saúde do Paraná também confirma dez óbitos por dengue. As mortes ocorreram entre os meses de fevereiro e abril e estavam em processo de investigação.
Óbitos – Entre os dez óbitos confirmados nesta semana, dois são de crianças. Outro dado chama a atenção, cinco óbitos não apresentam comorbidades associadas. Dois óbitos foram município de Paranavaí, duas mulheres, uma de 67, com cardiopatia associada, e outra de 58 anos, sem comorbidade.
Os demais óbitos aconteceram em: Foz do Iguaçu, homem, 53 anos, sem comorbidade; Cascavel, homem, 21 anos, sem comorbidade; Douradina, homem, 91 anos, sem comorbidade; Sarandi, mulher, 54 anos, com epilepsia associada; Toledo, mulher de 43 anos, que havia passado por cirurgia bariátrica há 4 anos; Tupassi, homem de 63 anos, com hipertensão; Assis Chateubriand, um menino de 8 anos, sem comorbidade , e em Maringá, outro menino de 4 anos que apresentava sequela neurológica.
EPIDEMIA. 228 municípios estão em situação de epidemia; entraram para esta relação as cidades de Apucarana, Congoinhas, Planalto, Jundiaí do Sul e Foz do Jordão. Todos apresentam taxa de incidência proporcional acima de 300 casos por 100 mil habitantes.
Curva de redução – Apesar do número expressivo de casos, a curva epidemiológica da dengue começa a mostrar tendência de queda.
De acordo com análise das quatro últimas semanas (semanas epidemiológicas 16 a 19), essa tendência de queda pode ser avaliada em pelo menos 167 municípios. “Na maioria dessas cidades, atuamos em parceria com as secretarias municipais de Saúde realizando mutirões técnicos para eliminação dos criadouros, nos meses que aconteceram a pandemia do novo coronavírus”, explica a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte.