A população de Goioerê deve ficar atenta ao novo sistema de coleta de lixo que entra em vigor nesta segunda-feira, 4 quando o lixo úmido (restos de comida, folhas secas, papel higiênico, papel engordurado, pacote de chips e café entre muitos outros) não será mais recolhido pelo caminhão coletor da Prefeitura se nele conter material reciclável.
Em caso do lixo estiver misturado, o coletor da Prefeitura deixará o lixo na residência, e o morador terá que fazer a separação de colocá-lo novamente na frente da casa no dia da coleta. O secretário de Agricultura, Antonio de Lima, alerta os moradores que se forem pegos jogando lixo em terrenos baldios serão multados. “Nossa equipe de trabalho deixará nas residências um folder explicativo orientando sobre quais são os lixos seco e o úmido e assim como informando os dias da coleta do lixo úmido e os dias da coleta seletiva” – explica.
O novo sistema de coleta em Goioerê é um projeto em conjunto da Prefeitura com a Promotora de Justiça, Juliana Weber. Segundo Antonio de Lima com o novo sistema de coleta de lixo para tentar reverter o baixo índice de material reciclável coletado em Goioerê, que atualmente representa apenas 20% do volume separado pelo moradores. Outro grande benefício é o aumento da vida útil do aterro sanitário.
Toni explica que a separação do lixo é uma questão de hábito. Ele orienta as famílias para utilizarem duas sacolas, sendo uma para o lixo úmido e outra para o seco.
MULTA. Ainda conforme Antonio de Lima, a Assessoria Jurídica da Prefeitura está elaborando Lei para multar moradores que insistirem em não separar o lixo e para os que jogarem sacolas não recolhidas pelo caminhão da Prefeitura, em terrenos baldios.
“Nem precisaríamos de uma nova Lei, pois podemos enquadrar esse tipo de ação no Código de Postura. Mas estamos acatando decisões tomadas nas reuniões com o Ministério Público, que é grande parceiro neste projeto, e que nos auxiliará neste trabalho” – cita o secretário de Agricultura e Meio Ambiente.
Apenas o lixo úmido será recolhido a partir de segunda-feira pelo caminhão da Prefeitura