O número de eleitores jovens cresceu mais de 130% no Paraná. Os dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) comparam o eleitorado com menos de 18 anos nas Eleições 2022 em relação às de 2020. O levantamento considera os números levantados até está terça-feira (14).
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Conforme o TRE, 125 mil jovens maiores de 16 e 17 anos estão aptos a votar nessas eleições no estado. Em 2020, o número era de 36.725 jovens. Apesar do voto ser obrigatório apenas para maiores de 18 anos, com menos de 70 anos, o interesse da juventude pela política se reflete nos números.
Para o analista político, Jeulliano Pedroso, o engajamento nas redes sociais torna a fração de jovens fundamental no debate político.
“Eles têm o poder de influenciar o debate eleitoral, trazendo temas atuais para os debates”, comentou.
Alguns desses jovens que optaram por tirar o título de eleitor alegam que o uso das redes sociais pelos órgãos eleitorais contribuiu para esse fenômeno. Recentemente, o TRE-PR passou a divulgar suas notícias através do WhatsApp e também do tik tok, aproximando-se do público jovem.
“É importante investir na divulgação audiovisual que chame a atenção”, diz uma estudante que não foi identificada.
O analista político acredita que a maioria dos jovens querem ser ouvidos, pois estão cansados do que está acontecendo na política.
“Você tem aqueles que estão descontentes com o que aconteceu com a política, com o que aconteceu na pandemia e também aqueles que estão cansados de discursos majoritários, que também querem ser ouvidos”, finalizou Pedroso.
Um levantamento divulgado na semana passada diz que o eleitorado estadual cresceu 2,63%. De acordo com o TRE-PR, até 11 de julho, o Tribunal Superior Eleitoral vai divulgar o balanço final dos eleitores.
Fonte: Ricmais.