Certamente você já deve ter ouvido falar que os diabéticos fazem parte do grupo de risco da Covid-19, e eu vou explicar o porquê. O diabetes é caracterizado pelo aumento da glicemia (açúcar) no sangue e, por si só já é uma doença complicada quando está descontrolada.
Basicamente existem dois tipos de diabetes: o tipo 1 é típico de jovens e é autoimune — ou seja, o sistema imunológico ataca o próprio organismo por erro. Então, as células produtoras de insulina no pâncreas são destruídas e a glicose não consegue ser transportada para as células.
O tipo 2 é mais comum e se desenvolve ao longo de anos. Atinge principalmente adultos e idosos. Ocorre porque as células perdem a capacidade de utilizar corretamente a insulina. Assim, a glicose não entra dentro da célula e acumula no sangue. É o que chamamos de resistência à insulina.
Após essa breve introdução, vamos entender a relação da Covid-19 e do diabetes. Diabéticos têm o mesmo risco de contrair a doença do que não-diabéticos. No entanto, o risco da doença ser grave é maior em diabéticos. Isso ocorre porque o sistema imunológico do diabético sofre alterações por causa dos problemas causados pelo excesso de açúcar no sangue.
Além disso, caso os indivíduos estejam com essa condição crônica descontrolada, podem desenvolver hipertensão, problemas no coração, nos rins, e até mesmo na visão. Assim, quando o paciente diabético contrai o corona vírus, ele pode ter um aumento exagerado da reatividade do sistema imunológico, aumentando as chances de ocorrerem complicações pulmonares da Covid-19, desenvolver estado de hipercoagulabilidade, aumentando ainda mais a possibilidade de tromboembolismo e pode também apresentar um desequilíbrio metabólico, reduzindo então a resposta imune ao SARS-CoV-2.
Caso você ainda esteja se perguntando qual a relação da nutrição com a Covid-19, eu claramente lhe respondo: apesar de não ter cura definitiva, a alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos é a melhor maneira de controlar o diabetes e, dessa forma, proteger os diabéticos das complicações citadas. Percebe que se alimentar bem não te deixa imune contra o vírus, mas reduz as chances de desenvolver um quadro mais grave da Covid-19. Portanto, já passou da hora de se cuidar! Mantenha-se hidratado, invista nas frutas, verduras, legumes, fibras e carboidratos integrais e, se necessário, procure um nutricionista. Sua saúde sempre será prioridade!
Marque familiares e amigos nos comentários, vamos divulgar a nutrição e contribuir com o bem estar das pessoas.
Priscilla Lopes de Lima CRN8°: 3211
Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Coach de Emagrecimento
Locais de Atendimento :
Goioerê – Academia Oxigym
Assis Chateaubriand -Equilibrio Estética
Contato/Whatsapp:(44) 99933-9434
DÊ SUA SUGESTÃO SOBRE TEMAS E TIRE SUAS DÚVIDAS
pelo whatsapp da nutricionista Priscilla Lopes: (44) 99933-9434
Siga a coluna Nutrição em Prática e acompanhe os temas que já foram publicados