A Páscoa passou e você percebeu que exagerou nos doces e no chocolate e não sabe o que fazer? Calma! Nem tudo está perdido. É normal exagerar no açúcar de vez em quando!
O problema é que muita gente se sente culpada. Por isso, apostam nas dietas milagrosas que pode provocar vários problemas de saúde. Quando seu corpo come muito açúcar o pâncreas libera muita insulina, que é utilizada para quebrar as moléculas de glicose e liberadas no sangue. O exagero na alimentação faz com que seu organismo tem dificuldade de fazer esse processo com eficiência. Por isso, muitas moléculas de glicose não são processadas.
Como conseqüência, seu corpo transforma esse excesso em gordura. Em longo prazo, você pode desenvolver doenças cardiovasculares e até diabetes, em função da gordura e de problemas relacionados à insulina. A boa notícia é que você pode evitar todos esses problemas apenas seguindo algumas dicas simples e eficazes:
1- Beba bastante água: Se você exagerou nos doces, então precisa beber muita água. Além de manter seu corpo hidratado, a água melhora a circulação sanguínea, estimula os rins para trabalharem e ajuda na formação do bolo alimentar.
2- Aposte numa alimentação mais saudável e equilibrada: Depois de exagerar nos doces, muita gente decide simplesmente pular as próximas refeições na tentativa de compensar o excesso de consumo de calorias. Mas isso é um erro! Nesse momento, você precisa consumir alimentos mais saudáveis, que ajudem no processo de desintoxicação e desinflamação do seu corpo.
Por isso, você deve respeitar os horários de suas refeições e incluir os seguintes alimentos na sua alimentação:
- Oleaginosas: como castanhas, avelãs e nozes. Esses alimentos são ricos e vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, entre outros micro e macro minerais que mantém seu corpo mais nutrido e melhora seu funcionamento metabólico;
- Hortaliças do gênero brássica: como agrião, brócolis, couve, repolho, mostarda e rúcula. Esses vegetais possuem ação anti-inflamatória e antioxidante, que reduz os efeitos do açúcar no organismo;
- Frutas aquosas: tais como melancia, abacaxi e laranja. Como o próprio nome indica, elas possuem muita água. Por isso, o consumo dessas frutas aumenta a produção de urina e melhora o funcionamento dos rins;
- Fibras: como aveia, linhaça, cevada, arroz, feijão, frutas e verduras. As fibras favorecem o funcionamento do intestino, ajuda no processamento das toxinas e ainda deixa aquela sensação de saciedade;
- Proteínas: alimentos como ovos cozidos, carnes magras, grão de bico e soja possuem uma digestão mais lenta. Por isso, eles ajudam a reduzir os efeitos da queda brusca de glicose, que desperta aquela vontade de comer mais doces;
- Probióticos: esse tipo de alimento é composto por bactérias que ajudam a restaurar a flora intestinal, como iogurtes, kefirs e kombuchá.
Para completar, é importante lembrar que você precisa resistir à tentação e evitar doces, alimentos muito salgados e gordurosos e até bebidas alcoólicas por um tempo.
3- Pratique exercícios leves
Praticar exercícios físicos também é importante para estimular o funcionamento do metabolismo e processar o excesso de açúcar consumido ao longo do dia, remediando o exagero na alimentação.