Um sorriso saudável é obtido não só pelas idas regulares ao dentista ou pela higienização correta dos dentes, de fato eles são importantes, mas uma alimentação saudável impacta bastante na saúde bucal. Afinal, aquilo que se põe na boca pode elevar a acidez da saliva, meio tão importante para a proliferação de bactérias que afetam a preservação da dentição.
Os alimentos fibrosos, como verduras, legumes e frutas, exigem maior mastigação permanecendo mais tempo em nossa boca. Durante o processo de trituração dos alimentos, as impurezas vão sendo arrastadas devido o atrito do alimento com os dentes e o aumento da salivação também auxilia neste processo. Já os alimentos gordurosos ajudam a prevenir cáries, pois formam uma película oleosa nos dentes protegendo-os. Vale ressaltar, que devemos preferir gorduras de boa qualidade, como azeite extra – virgem, castanhas e abacate, sempre com moderação pelo seu alto valor calórico.Não podemos esquecer da água que ajuda a equilibrar o pH da boca e manter o constante fluxo de saliva.
O açúcar é considerado o dissacarídeo mais cariogênico que existe. Ele está presente em doces, balas, chicletes, refrigerantes, sucos industrializados e sorvetes. Eles provocam a queda do ph que por sua vez causa a desmineralização da superfície dentária, sendo assim, o risco de cárie aumentará. Além do açúcar, existe outros alimentos maléficos para os dentes, como: álcool e café. As principais vitaminas e minerais, que podem ser considerados os “mocinhos” na saúde dos nossos dentes, são:
Cálcio – Mineral muito importante para a construção e manutenção de ossos e dentes fortes. Parece ser capaz de elevar o ph na boca e desta forma, reduzir a exposição dos dentes ao ácido. É encontrado no leite, queijos, iogurte, coalhada, brócolis, couve-manteiga, folhas de beterraba, peixes.
Vitamina A – Vegetais verde-escuros como brócolis, couve, espinafre, rúcula e almeirão são boas fontes desta vitamina que é necessária para o tecido epitelial e reepitelização e ativação da ceratina-dentina, responsável pelo esmalte dos nossos dentes.
Vitamina Complexo B e ferro – Importantes para saúde das gengivas. Encontramos em feijão, lentilha, ervilha, farelo de trigo, arroz integral, além de serem boas fontes de fibras.
Vitamina C – Presente em frutas como goiaba, laranja, kiwi, acerola e caju. Protegem o tecido das gengivas contra lesões e ajudam na cicatrização, como no ferimento ocasionado por um fio dental. Frutas cítricas têm um pH ácido sendo necessário moderação em seu consumo.
Vitamina D – Ajuda na fixação do cálcio. Existem na gema de ovo, peixes, leite e derivados.
Priscilla Lopes de Lima
CRN8°: 3211 / Nutricionista e Coach de Emagrecimento
Locais de Atendimento:
Goioerê/ Pr:
Home Care (Domicílio) / On Line –
Assis Chateaubriand/Pr
Contato/Whatsapp: (44) 99933-943