O lipedema é uma doença vascular crônica que acomete principalmente as mulheres. O quadro é caracterizado pela distribuição anormal do tecido adiposo, gerando um depósito de gordura nas pernas, braços, coxas, quadris e nádegas, com exclusão das mãos e pés. É comum que a paciente sinta dores e apresente nódulos subcutâneos nas áreas afetadas.
A doença também é marcada pelo seu caráter hereditário, como também mecanismos patológicos dos hormônios e seus receptores, mas é provável que múltiplos fatores estejam envolvidos.O tratamento nutricional é essencial, especialmente para aqueles com quadros de obesidade concomitante.O principal objetivo deve ser evitar o ganho de peso, e/ou atingir o peso normal, uma vez que o sobrepeso e a obesidade podem ser fatores que contribuem para a exacerbação de edemas.
A redução de peso deve ser sempre baseada em uma combinação de medidas terapêuticas que englobem alimentação, exercícios e mudanças comportamentais. O foco é que essa redução de peso perdure e se estabilize a longo prazo. Dentre as características principal da alimentação, seria utilização de alimentos antiinflamatórios que incluem: à base de vegetais, gorduras saudáveis (como azeite), alto consumo de ômega-3, uso de ervas ao invés de sal, exclusão de alimentos em conserva, processados, e carboidratos de alto índice glicêmico, farináceos refinados e açúcar.
Com essas mudanças os resultados são melhora das dores, diminuição da insulina basal e menores níveis de PCR (indicativo de menor inflamação). O tratamento nutricional no lipedema é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, além de aprimorar outros tratamentos cirúrgicos, farmacológicos e de estilo de vida. Ressaltando sempre a importância de procurar um profissional habilitado.
Priscilla Lopes de Lima/CRN8°: 3211 / Nutricionista e Coach de Emagrecimento
Locais de Atendimento: Goioerê/ Pr:Home Care (Domicílio) / On Line – Assis Chateaubriand/Pr
Contato/Whatsapp: (44) 99933-943