Publicidade
Publicidade

Notícias / Variedades Nutrição em Pratica: O cuidado com os rótulos. Você sabe o que consome?

quarta-feira, 25 novembro de 2020.

 

Nutricionista Priscilla Lopes de Lima

Sabemos que a indústria alimentícia mascara muito os rótulos dos alimentos. Para atrair os consumidores, são utilizadas imagens que chamam atenção, tememos pelos consumidores que não possuem conhecimento e que também não tem essa obrigação.

Existem ingredientes com nomes difíceis na descrição, dentre outros recursos que o marketing proporciona na embalagem com atrativos, intencionais para atrair o consumidor, como por exemplo, “óleo vegetal sem colesterol”, nenhum óleo dessa categoria possui colesterol por ser vegetal.

Assim, a ANVISA aprovou esse ano uma nova norma sobre rotulagem nutricional, para que as pessoas compreendam com facilidade as informações nutricionais e realizem escolhas alimentares conscientes.

É de extrema importância que o consumidor tenha qualidade na alimentação e saiba o que está ingerindo. Alertar o excesso de aditivos, açúcar, sódio e gordura é obrigação dos responsáveis pelo rótulo dos alimentos. Dessa maneira, é possível reduzir as doenças que podem ser evitadas ou controladas por meio de alimentos.

 

Portanto, para ter uma vida saudável, faça escolha o mais natural possível. Optar por produtos com quantidade significativa de proteínas e fibras, por exemplo, já é um progresso. Além disso, é legal saber interpretar a lista de ingredientes, que são inseridos em ordem decrescente, ou seja, do que mais contém para o que menos contém. Para mudar os hábitos, começamos com pequenas mudanças, e ter consciência do que se come pode ser o começo desse processo.

Uma dica muito válida que peço para todos os pacientes é abaixarem um aplicativo com o nome de desrotulando, ele é bem fácil de ser usado. Outra situação que aviso eles, se começar a ler os nomes dos ingredientes e tiver dificuldade para saber, não compre, assim temos alguns exemplos, como sorbato de potássio, eritrosina, tartazarina, etc, o que seria diferente de nutrientes, como vitamina C, ferro, complexo B, que faz parte de um alimento.

CONFIRA A REPORTAGEM:

 

Priscilla Lopes de Lima CRN8°: 3211

Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Coach de Emagrecimento

Locais de Atendimento :

Goioerê -Pr – Academia Oxigym  e  Assis Chateaubriand-Pr -Equilibrio Estética                                    

Contato/Whatsapp:(44) 99933-9434

DÊ SUA SUGESTÃO SOBRE TEMAS E TIRE SUAS DÚVIDAS

pelo whatsapp da nutricionista Priscilla Lopes: (44) 99933-9434 

Siga a coluna Nutrição em Prática e acompanhe os temas que já foram publicados