Em primeiro lugar gostaria de compartilhar algo que ocorre muito no consultório, antes mesmo da Pandemia. Muitos pacientes ou até mesmo outra pessoas, tem medo de ir ao Nutricionista por acharem que terão que gastar muito com o supermercado, e todos se surpreende quando no final do mês observam a economia que obtiveram.
Diminuir a conta do supermercado é o desejo da maioria das famílias brasileiras, principalmente por conta do aumento dos preços nos últimos anos, que tem diminuído o poder de compra do consumidor e reduzindo a quantidade de itens no carrinho do supermercado.
Mas, você sabia que é possível economizar no mercado apenas mudando seus hábitos alimentares? Vamos começar a listar abaixo algumas dicas:
- Aquelas pessoas que estão em processo de emagrecimento ou que também não esteja.
Evitar ir ao mercado em horários que esteja chegando perto da refeição. E também, se possível sempre após as refeições. Dessa forma comprará somente o necessário e manterá o foco e não exceder sua lista
O primeiro passa para gastar menos com a alimentação é elaborar uma lista de compras. Pense nas necessidades básicas da família ao longo do mês e liste os itens mais importantes e suas quantidades. Ao colocar tudo no papel, você terá uma idéia mais precisa de quanto irá gastar, além de conseguir identificar o que é supérfluo e não precisa ser comprado com urgência.
- Prefira alimentos da época.
Dentro da sua lista, é muito importante incluir alimentos que estão em época de colheita, especialmente frutas e legumes.
Depois que o alimento estiver em sua casa, é muito importante ter alguns cuidados para garantir sua proteção e conservação. No caso de legumes, por exemplo, se você não higienizá-los ou armazená-los de maneira adequada, eles pode acabar estragando, o que significa mais desperdício de dinheiro. Por isso, a dica aqui é congelar os legumes quando não for utilizá-los em breve.
- Não desperdice as sobras.
Por falar em desperdício, depois de ter preparado os alimentos, é muito importante não desperdiçar as sobras, afinal, tudo que vai parar no lixo é, na verdade, dinheiro sendo jogado fora.
Além disso, quanto mais você desperdiça, mais você compra, e isso leva a um indesejável aumento de gastos. Dessa forma, procure aproveitar tudo que sobrar da preparação do alimento e depois da refeição. Para ficar mais fácil, reunimos algumas formas de fazer esse aproveitamento:
→ Existem muitas receitas que podem ser feitas com cascas e talos de legumes e vegetais em geral — além de ajudarem na economia, elas também são supernutritivas, o que é bom para você e, principalmente, seus filhos. Experimente fazer alguma delas;
→ Se uma parte da refeição tiver sobrado no almoço, como metade da panela de arroz, vale à pena repeti-la no jantar. Isso evita que tudo vá para o lixo e ainda oferece uma oportunidade de ser criativo na cozinha, incluindo ingredientes e montando novos pratos com o mesmo alimento.
- Armazene verduras corretamente.
As verduras, especialmente as folhas, também precisam de cuidados, já que ninguém quer comer uma salada de folhas murchas. Tomar alguns cuidados após serem higienizadas as verduras e folhas, aumenta a umidade, é interessante, por exemplo, papel toalha em baixo do recipiente de armazenamento.
7 – Priorizando alimentos mais baratos e saudáveis.
A carne vermelha, por exemplo, não costuma ser um alimento indicado para o cardápio diário. Além disso, o quilo da carne vermelha costuma ser bem mais caro que o quilo da carne branca – de frango, por exemplo.
Não sabe como criar um cardápio saudável para o seu dia a dia? Então que tal pedir ajuda a um especialista – como o nutricionista? Este profissional pode lhe ajudar a montar um cardápio repleto de alimentos saudáveis e com uma menor quantidade de itens que não fazem bem à saúde impactando, conseqüentemente, no seu bolso.
Com as orientações corretas é possível manter uma dieta equilibrada e bem mais saudável sem gastar mais por isso e até conseguir diminuir a conta do supermercado no final do mês.
Se você acredita que isso não é possível, faça um teste!
Inclua itens mais saudáveis na sua lista de supermercado e retire aqueles que podem não ser tão benéficos à sua saúde e faça as contas. Você pode se surpreender com os resultados!
Priscilla Lopes de Lima CRN8°: 3211
Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Coach de Emagrecimento
Locais de Atendimento :
Goioerê – Academia Oxigym
Assis Chateaubriand -Equilibrio Estética
Contato/Whatsapp:(44) 99933-9434
DÊ SUA SUGESTÃO SOBRE TEMAS E TIRE SUAS DÚVIDAS
pelo whatsapp da nutricionista Priscilla Lopes: (44) 99933-9434
Siga a coluna Nutrição em Prática e acompanhe os temas que já foram publicados