Publicidade
Publicidade

Notícias / Goioerê Nutrição em Prática: Seu cérebro bem alimentado

terça-feira, 28 setembro de 2021.

SEU CÉREBRO BEM ALIMENTADO (PARTE 1)

Nutricionista Priscilla Lopes de Lima

Setembro sendo um mês destinado a saúde mental, nossa coluna não poderia ficar de fora. A interação da comida com os circuitos neuronais ligados às emoções e à cognição e sua interferência na liberação de neurotransmissores, na conexão e na integridade entre as células nervosa sendo o intestino um dos principais órgãos dessa história.

A alimentação pode ser uma ferramenta complementar na prevenção e no controle de transtornos psíquicos. Mas lembrando que não deve substituir a base do tratamento: psicoterapia e medicamentos.

Uma das melhores táticas para colher benefícios é apostar na sinergia dos nutrientes. Vamos listar os queridinhos do cérebro:

 

Ômega-3

Essa gordura de ação anti-inflamatória protagoniza boa parte dos estudos sobre nutrição e saúde cerebral. Peixes como salmão e sardinha, além de chia e linhaça, são fontes.

Flavonoides

São compostos fitoquímicos de efeito antioxidante que zelam pelas células nervosas. Frutos como jabuticaba, guaraná, cacau, açaí, morango e mirtilo estão entre os fornecedores.

Carotenoides

A família compreende antioxidantes como o betacaroteno (cenoura, manga, abóbora), o licopeno (tomate, melancia) e a zeaxantina (folhas verde-escuras).

Vitaminas

Destaque para a A, a C, a E e as do complexo B, que aparecem em alimentos como pitanga, laranja, nozes, brócolis, grãos e carnes. Atuam no balanço neuroquímico e na defesa das células.

 

Minerais

Zinco, selênio e magnésio são apontados como guardiões de redes neurais relacionadas ao humor e à cognição. Feijão, ovo, castanha-do-pará, abacate e espinafre podem ofertá-los.

Proteínas

Grão-de-bico, lentilha, leite e derivados e pescados figuram entre as fontes. Elas entregam um aminoácido, ou pedacinho de proteína, o triptofano, matéria-prima da serotonina.

Fibras                                                                                             

Equilibram o intestino, o que repercute positivamente no cérebro. Hortaliças como quiabo e couve-flor, frutas como a mexerica e cereais integrais são redutos.

Probiótico                                                                                                                                                          Leite fermentado, iogurtes enriquecidos e kefir são exemplos de produtos que fornecem lactobacilos e bifidobactérias, bem-vindos à microbiota intestinal e à cabeça.

 

Priscilla Lopes de Lima CRN8°: 3211

Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Coach de Emagrecimento     

Locais de Atendimento:

Goioerê -Pr – Academia Oxigym

Assis Chateaubriand – Pr– Equilíbrio Estética

On Line – Contato/Whatsapp: (44) 99933-9434

DÊ SUA SUGESTÃO SOBRE TEMAS E TIRE SUAS DÚVIDAS

pelo whatsapp da nutricionista Priscilla Lopes: (44) 99933-9434 

Siga a coluna Nutrição em Prática e acompanhe os temas que já foram publicados