Que nutrição tem sua grande importância no esporte já não é segredo para ninguém. E com as novas modalidades esportiva surgindo, como é o caso da onda do Beach Tennis, os estudos relacionados dessa prática com a nutrição vêm crescendo, embora ainda acha-se pouco estudo na literatura. O grande princípio da nutrição esportiva é conhecer a fisiologia do exercício e tendo essa base você irá entender o corpo e fará a respalda em cada tipo de modalidade de exercícios, ou seja, sabendo qual é o princípio do movimento, gastos energéticos, etc.
Clique aqui e fique bem informado
O Beach Tennis pode ser caracterizado como um esforço intermitente, pois a disputa de pontos ocorre com níveis de intensidade variados, normalmente com curta duração de tempo e com intervalos entre os pontos que permitem a recuperação orgânica total ou parcial. Embora cada partida dure em torno de 15 a 25 minutos, cada atleta pode realizar diversas partidas no mesmo dia, o que aumenta a probabilidade de desenvolvimento de fadiga, especialmente nos membros inferiores, comprometendo a execução de habilidades técnicas e a capacidade física necessária para a realização das jogadas. As características ambientais também contribuem para o desgaste físico, pois as partidas são realizadas ao ar livre, expondo o atleta às variações de clima.
Algumas questões pertinentes à prática ganham importância quando se pensa em promoção de saúde e melhora do desempenho esportivo. Nesse sentido, os aspectos nutricionais aplicados à modalidade certamente merecem atenção.
Sob o ponto de vista metabólico, o gasto de energia durante um jogo de Beach Tennis é alto e, se considerarmos o gasto de um dia de campeonato, esse valor é significativamente mais elevado. Em função das características da modalidade, as principais fontes de energia utilizadas são os carboidratos e as gorduras. Se considerarmos que o bom desempenho no Beach Tennis depende não apenas da técnica dos golpes, mas também da quantidade de energia para a realização deles, desenvolver estratégias nutricionais para os praticantes pode contribuir para melhorar o desempenho físico e os resultados nas partidas.
DICAS DE ALIMENTAÇÃO EM UM DIA DE TORNEIO
Para os dias específicos de campeonatos de Beach Tennis, algumas estratégias podem ser utilizadas para melhorar o consumo de alimentos que garantirão maior aporte de energia para os jogos, menor grau de fadiga e maior eficácia na recuperação entre as partidas. As recomendações podem ser distribuídas de acordo com o momento do evento, tais como:
1 – Antes do início dos jogos: fazer um excelente café da manhã, baseado em frutas, cereais, sucos, iogurte, pães. Deve-se evitar ao máximo o consumo de embutidos e frituras (esse consumo ocorre muito, quando a galera pratica na praia).
2- Durante os jogos: a ingestão de carboidratos é fundamental, podendo ser feita por meio de bebidas esportivas prontas ou preparadas na concentração recomendada, ou também por meio do uso de gel de carboidratos vendido em lojas de suplementos esportivos. Recomenda-se o consumo de 30 a 60 gramas de glicose para cada hora de exercício.
3- Intervalo entre os jogos: consumir alimentos também ricos em carboidratos, tais como frutas, barras de cereais, bebidas esportivas. O açaí com cereais, facilmente encontrado nas praias, é bastante energético e refrescante. Se houver um período maior de intervalo entre dois jogos de, pelo menos 2 horas, vale a pena realizar uma pequena refeição sólida com alimentos leves e de rápida digestão. Para que não haja prejuízos significativos do desempenho esportivo, frituras e o consumo de bebidas alcoólicas devem ser evitados.
4 – Após o encerramento da competição: consumir alimentos ricos em carboidratos e proteínas para restabelecer as reservas energéticas e favorecer a recuperação do organismo. Nesse momento, sugere-se o consumo de cerca de 1 a 1,2 grama de glicose por quilo a cada hora nas primeiras horas de recuperação. Deve-se priorizar o jantar com saladas, massas e grelhados, ao invés de aperitivos normalmente servidos nas festas de confraternização quando realizadas após os jogos.
Gostou? Quer mais informações, entre em contato!!!
Para ajudar na elaboração do seu cardápio, procure um nutricionista.
Priscilla Lopes de Lima CRN8°: 3211
Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Coach de Emagrecimento
Locais de Atendimento:
Goioerê -Pr – Laboratório Santé
Assis Chateaubriand – Pr– Equilíbrio Estética
On Line – Contato/Whatsapp: (44) 99933-9434
DÊ SUA SUGESTÃO SOBRE TEMAS E TIRE SUAS DÚVIDAS
pelo whatsapp da nutricionista Priscilla Lopes: (44) 99933-9434
Siga a coluna Nutrição em Prática e acompanhe os temas que já foram publicados