Novas medidas serão tomadas a partir do anúncio do Ministério da Saúde de que três casos suspeitos do novo coronavírus são monitorados no Brasil, um deles, no Paraná.
Secretaria da Saúde do Paraná, inclusive emitiu nota informativa que inclui desde o histórico da doença, orientações sobre formas de transmissão, e sintomas.
A infectologista Diana Gaboardi comenta sobre as estratégias e a importância de ações para evitar uma possível disseminação da doença.
NA REGIÃO OESTE. Não temos nenhum caso suspeito. Então, na nossa região ainda não é uma preocupação imediata. A partir dos casos que forem se definindo, principalmente, o de Minas Gerais, novas estratégias vão ser organizadas e já estão sendo elaboradas pela vigilância local e do Estado.
Eliana destaca ainda algumas orientações no sentido de prevenção e esclarece sobre os sintomas em casos suspeitos do novo coronavírus.
“O coronavírus dá um quadro de febre associado a sintomas respiratórios, mas a gente não vai suspeitar de todo paciente que for procurar o atendimento com febre e sintoma respiratório, sejam eles graves ou não. O caso será suspeito se ele tiver isso e histórico de ter viajado à China, Japão e Tailândia, por exemplo”, comenta. “Deve se evitar viagens para a China e na medida do possível, aglomerações, pensando já nas orientações para os aeroportos e pessoas que trabalham nesse contexto” – acrescenta a infectologista.
Fonte: Catve.com