O Observatório Social de Goioerê participou do curso “Monitoramento de Obras Públicas”, promovido pela Transparência Brasil em parceria com a Controladoria Geral da União de Santa Catarina e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
A observadora Janice Mansano Sarto, após concluir os três módulos na modalidade EAD: “Monitoramento de Editais e Licitações de Obras Públicas”, “Monitoramento da Execução de Obras Públicas” e “Métodos de Detecção e Fraudes e Corrupção em Contratações Públicas”, participou da modalidade presencial. Observadores sociais de 7 estados brasileiros e aproximadamente 40 pessoas de 21 cidades do Brasil participaram do evento!
No primeiro de dia o facilitador Franklin Brasil Santos, auditor da CGU e autor do livro: “Como Combater a Corrupção em Licitações”, mostrou técnicas para identificar falhas nos processos licitatórios, buscando assim evitar fraudes e corrupção. No segundo dia os facilitadores Rodrigo de Bona CGU-SC e Rodrigo Paiva CGU-PB mostraram a falta de planejamento e principais falhas na execução das obras públicas. No último dia foi realizado uma visita técnica à Creche Modular Capoeiras e a Creche Profª Antonieta Barros, e outro grupo a UPAsul.
A Creche Capoeiras, foi financiada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e estava em fase de acabamento com previsão de entrega no dia 17/04, com um atraso de mais de um ano e 4 meses e problemas estruturais obrigando arealizar alterações do projeto inicial para se adequar, entre outros problemas.
A Creche Profª Antonieta Barros já estava em funcionamento há duas semanas e também foram identificados problemas como infiltrações e na estrutura. Foi confeccionado um relatório dos problemas identificados que será apresentado pelo OSB-Florianópolis aos órgãos de controle institucional e ao executivo para buscar soluções.