Na última semana foi realizado em Curitiba o Congresso Pacto pelo Brasil, que apresentou 70 novas medidas para o combate à corrupção no Brasil. O Observatório de Goioerê esteve presente e foi homenageado como fundadores do Observatório Social no Brasil e também pelo 10 anos que está completando este ano.
O congresso Pacto pelo Brasil é promovido pelo Observatório Social, e foi apresentado projetos para prevenir novos casos de corrupção. Também há propostas para melhorar a fiscalização e identificar a ocorrência de crimes.
As novas medidas trazem ainda propostas de mudanças nas leis que punem a corrupção. Como por exemplo, o aumento no tempo para prescrição de crimes ligados à administração pública e a restrição do foro privilegiado.
As novas medidas são um aprimoramento de outro pacote anticorrupção, criado pela força-tarefa da Lava Jato em Curitiba em 2015. Eram as dez medidas que receberam o apoio de mais de dois milhões de pessoas. Mas, quando o projeto chegou ao Congresso, sofreu grandes alterações em quase todas as propostas.
Parte das novas medidas precisa de votações no Congresso para virar lei. Por isso, os criadores desse pacote pedem aos eleitores que verifiquem se os candidatos em quem vão votar defendem essas propostas.