O Observatório Social de Goioerê encaminhou um ofício à Câmara Municipal solicitando a suspensão do processo licitatório destinado à contratação de empresa especializada para fornecer equipamentos e licenças de uso de um “Sistema de Gerenciamento e Automatização de Plenário”. O investimento, estimado em R$ 1.036.762,20, foi considerado pelo Observatório como potencialmente prejudicial ao bom uso do dinheiro público.
No documento, o Observatório solicita justificativa para o gasto e um estudo de impacto financeiro, questionando a necessidade de um investimento de tal porte. A organização argumenta que os recursos públicos devem ser utilizados com base na realidade financeira e orçamentária da cidade, para evitar que outros setores essenciais, como saúde e educação, fiquem comprometidos.
Segundo o Observatório, o valor proposto para o sistema de plenário não traz benefícios diretos à população e é desproporcional ao custo elevado. A entidade ressalta a importância de direcionar os recursos para áreas que ofereçam melhorias práticas para o bem-estar coletivo e serviços públicos mais eficientes.
ESTUDO TÉCNICO. De acordo com o estudo técnico preliminar apresentado pela Câmara no Processo Licitatório, “0 sistema proposto visa aumentar a transparência das atividades legislativas, melhorar o controle e gestão das sessões, facilitar o registro e acompanhamento de votações e permitir um acesso agil as informações pelos vereadores e pelo público. Essa ferramenta é essencial para garantir uma administração pública mais eficiente, transparente e responsiva, atendendo as exigências legais e as expectativas da sociedade”.