Acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade Dom Bosco desenvolveram importante Projeto de Educação Ambiental enfocando o problema que envolve a má destinação do óleo de cozinha usado.
O projeto está sendo aplicado pelos acadêmicos aos alunos das escolas municipais Ladislau Schicorski, na Vila Guaíra, e na Escola Jardim Primavera com os alunos do Ensino de Jovens e Adultos.
Segundo o professor Anderson Pelói, que está orientando os alunos, a proposta é orientá-los sobre o que fazer com o óleo de cozinha e propor como alternativa a fabricação de sabão artesanal.
O projeto está sendo desenvolvido em várias atividades pedagógicas que acontecem nas duas escolas sempre enfocando a sustentabilidade bem como a problemática do lixo doméstico e a importância da reciclagem, que voltou a ser discutida em Goioerê.
“O objetivo é conscientizar estes alunos para que através de ações sustentáveis, possam diminuir impactos ambientais causados pela má disposição do lixo” – destaca Anderson Pelói explicando que no inicio do projeto, os alunos relataram que todo o óleo de cozinha de suas residências tinha como destino final o ralo da pia.
MUDANÇA DE ATITUDE. Segundo Anderson Peloi os resultados estão surpreendendo pois em algumas casas os alunos relataram que já houve mudanças.
“A escola é ponto de partida para a formação de qualquer cidadão e as questões ambientais estão muito presentes no nosso dia a dia” – destaca o professor Anderson Peloi que conclui dizendo que os alunos e pais receberam orientação de como realizar a fabricação de sabão artesanal, e na prática puderam fabricar e distribuir entre os alunos participantes e a escola.