A unidade de extensão rural do IDR-Paraná e o Departamento Municipal de Agricultura, realizaram em 13 de abril uma tarde de Campo sobre Produção de hortaliças, na Vila Rural Alto Alegre, para apresentar aos participantes temas relacionados ao cultivo e comercialização de hortaliças.
Na abertura do evento o coordenador do projeto na região Clóvis José Rosa apresentou aos participantes a metodologia dos trabalhos e os temas a serem apresentados, “Foi um encontro importante com os produtores, com apresentação de três estações, sobre o programa Paraná Mais Orgânico; Comercialização pelo Ceasa, além de outro tema sobre como tratar o solo para ter uma produção sustentável”, comentou Clóvis. O objetivo do evento é incentivar a oferta e produção do produto seguro/orgânico, visando principalmente o programa de alimentação escolar. “Até 2030 a meta é que toda a alimentação escolar do estado seja de produtos orgânicos. Para a merenda escolar, por exemplo, o valor é 30% a mais, sem contar a importância da preservação ao meio ambiente” finalizou.
Em seguida os participantes participaram das palestras sobre certificação de conformidade orgânica, apresentados pelos profissionais Eng. Agrônomo Paulo Henrique Lizarelli IDR-Paraná e Eng. Agrônomas Adriana Rodrigues de Melo e Thayna Aparecida Forasteiro do Paraná Mais Orgânico. Outro tema abordado foi sobre Mercado do Agricultor no Ceasa e Opções de negócios e mercados institucionais PNAE e PAA pelo Tec. Agropecuário Elzo Nunes Alves do IDR-Paraná e por último a palestra sobre Fertilidade do Solo e Nutrição de Olerícolas com o Eng. Agrônomo Everaldo Andrade de Avila IDR-Paraná.
O Projeto Olericultura Orgânica no estado está presente em mais de 200 municípios e abrange mais de 2.000 produtores. objetivo é incluir alimentos orgânicos gradualmente na alimentação dos alunos nas escolas estaduais.
O IDR-Paraná tem intensificado os esforços para garantir a sustentabilidade da produção agrícola paranaense, com a orientação de práticas e tecnologias que apontem para uma agricultura sustentável.
O evento teve a participação do Secretário Municipal de Agricultura Antônio Hernandes de Juranda, que ressaltou aos presentes a importância de eventos como este para melhorar a capacitação dos agricultores que se dedicam a atividade de olericultura, bem como da importância de produzir um alimento saudável para a população em geral e principalmente para as crianças que consomem a merenda escolar que os agricultores entregam. Estiveram presentes também 65 agricultores familiares dos Municípios de Juranda, Janiópolis, Goioerê, Campina da Lagoa, Ubiratã e Mamborê.
Todos os produtores foram orientados a buscar orientações com os técnicos do IDR-Paraná do seu município, para dar continuidade aos assuntos tratados no evento.