Apreensão de Produtos de pneus, panelas, garrafas entre outros itens
Na noite de segunda-feira, 07, uma operação conjunta denominada “Agatha” estava em andamento em frente ao posto da Polícia Militar Rodoviária de Cruzeiro do Oeste, com objetivo de combater o descaminho de produtos oriundos do Paraguai. A operação contou com a presença de equipes do Exército Brasileiro, que solicitaram o apoio da Polícia Militar local.
Durante a operação, os militares do Exército abordaram um veículo Ford/Fiesta Sedan e realizaram uma revista minuciosa no porta-malas. Durante a vistoria, foram encontrados diversos produtos de origem paraguaia, que não possuíam a devida declaração fiscal. A lista de produtos apreendidos incluiu:
- 08 pneus
- 03 garrafas térmicas de 2,5 litros Airpot Big Star Plus
- 01 panela de pressão elétrica Mitsuo de 5 litros
- 04 garrafas térmicas Beer Pints de 500 ml
- 03 copos térmicos Beer Pints de 502 ml
- 01 copo térmico Luo Beer Pints de 600 ml
- 1 garrafa térmica Nobel Home de 850 ml
A equipe do Exército informou que o veículo e a carga foram apreendidos, e os ocupantes do veículo foram devidamente identificados e posteriormente liberados. A equipe policial de Cruzeiro do Oeste confeccionou o boletim de ocorrência, e a condução do veículo e a entrega da carga às autoridades competentes, incluindo a Receita Federal, ficarão a cargo do Exército Brasileiro.
Apreensão de Cigarros em ônibus
Ainda na noite de segunda-feira, 07, enquanto a equipe policial prestava assistência à operação em andamento, os militares do Exército realizaram uma abordagem a um ônibus da Viação Umuarama, que fazia a linha São Jorge do Patrocínio x Curitiba. Durante a vistoria na bagagem de um dos passageiros, foi encontrada uma quantidade considerável de cigarros estrangeiros, totalizando 91 maços.
A carga apreendida consistia em 650 maços da marca Classic, 16 maços da marca Elegance e 10 maços da marca Grift. De acordo com informações, o passageiro havia embarcado em Umuarama com destino a Curitiba.
A equipe do Exército, responsável pela operação, informou que o veículo da empresa de viação foi liberado, bem como o abordado, enquanto a carga de cigarros estrangeiros foi devidamente apreendida. O processo de entrega da carga às autoridades competentes, incluindo a Receita Federal, ficará a cargo do Exército Brasileiro.
Apreensão de celulares e outros produtos
E a terceira apreensão na operação de combate ao descaminho chamada “Agatha”, o tenente coordenador do posto da PR-323 solicitou a assistência da polícia, informando que durante a operação Agatha, foram encontrados produtos de origem paraguaia em um veículo Hyundai HB20. Esses produtos caracterizaram o crime de descaminho, que envolve a entrada de mercadorias estrangeiras no país sem o pagamento dos devidos impostos.
Em decorrência da apreensão, tanto a mercadoria quanto o veículo foram retidos, ficando sob posse do Exército Brasileiro. Os ocupantes do veículo foram identificados e qualificados, sendo posteriormente liberados.