O Ministério Público do Paraná realizou na manhã desta quarta-feira, 5, uma operação contra o desvio de verbas do Fundo Municipal de Saúde de Umuarama. De acordo com informações preliminares, sete suspeitos foram presos e 62 mandados de busca e apreensão efetuados por agentes do Gaeco de Cascavel com apoio de policiais militares de Guarapuava e Foz do Iguaçu.
A 12ª Regional de Saúde e a sede da Prefeitura Municipal de Umuarama também foram alvos da operação, que além do desvio de verbas, investiga esquema de favorecimento na vacinação contra a covid-19, denominado “fura-fila”. Até a publicação desta matéria, a Prefeitura Municipal de Umuarama ou a Secretaria de Estado da Saúde não haviam se pronunciado sobre as acusações.
Além do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Cascavel, a operação conta também com investigações do Grupo Especializado de Proteção do Patrimônio Público e Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) e da Subprocuradoria de Justiça da Capital do Paraná.
E no decorrer do dia, o Gaeco deve se pronunciar sobre a operação em Umuarama.