Dentro de uma proposta de qualificar a mão de obra e melhorar a rentabilidade dos produtores que trabalham com a bovinocultura de leite, o IDR-Paraná em parceria com a Prefeitura Municipal/Departamento de Agricultura, Aprosales, Sindicato Rural e Senar, realizaram do dia 05 a 07 de outubro um curso sobre ordenhadeira mecânica.
Clique aqui e receba as notícias de Goioerê e região em primeira mão
A Associação dos Produtores Rurais de Moreira Sales – Aprosales, vem trabalhando continuamente junto a seus associados para a melhoria da qualidade do leite entregue aos laticínios para que se enquadre nas normativas vigentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Com esse intuito o curso tem por finalidade a apresentação do correto funcionamento do equipamento para a obtenção do leite e como a manutenção feita de forma errada ou a falta dela pode impactar de forma significativa na qualidade do leite produzido.
O instrutor do SENAR, Médico Veterinário Newton Gonçalves, discorreu sobre os principais fatores que interferem na correta utilização e manutenção do equipamento para a obtenção de leite dentro dos padrões de qualidade exigidos hoje pelo mercado. O curso ocorreu de forma teórica e prática o que traz uma dinâmica muito melhor aos participantes, as praticas ocorreram nas propriedades de alguns dos participantes onde o instrutor pode apresentar situações reais do dia a dia, encontrada pelos produtores.
O curso contou com a participação de 12 pessoas, onde notamos a presença significativa do envolvimento da família na atividade do leite, com a presença de jovens e mulheres. Os participantes compõem um grupo de produtores assistidos do IDR-Paraná, identificados como Unidades de Produção Familiar – UPFs, cujo objetivo é disseminar nas comunidades rurais boas práticas de produção, agregação de renda e melhoria da qualidade de vida.
Fonte- unidade de extensão rural do Instituto de desenvolvimento rural do Paraná-IDR-Paraná-Iapar/Emater.