Diante dos crescentes casos de ataque e ameaças nas escolas, o vereador Patrik Peloi apresentou uma indicação nesta segunda-feira, dia 4, sugerindo a implantação de portas giratória com detector de metais nas escolas de Goioerê.
Para reforçar sua sugestão o vereador citou o caso da professora que foi morta por um adolescente de 13 anos e também as inúmeras ameaças que vem ocorrendo em diversas cidades, como por exemplo, em Moreira Sales, onde a notícia de um possível massacre assustou os pais.
Patrik ressalta que seu objetivo é provocar um amplo debate visando aumentar a segurança nas escolas. “Precisamos proteger nossas crianças e também os profissionais que atuam nas escolas”, afirmou. O vereador explica que esse debate precisa ser bastante amplo, inclusive tratando de temas como bullying, que é um dos principais motivadores dos casos de violências nas escolas.
Durante a sessão, o vereador apresentou um vídeo mostrando a experiência bem sucedida da instalação das portas giratórias em escolas na cidade de Chapecó em Santa Catarina. Além das portas com detector de metais para evitar a entrada de qualquer tipo de armas no ambiente escolar, o vereador também ressalta que é preciso rever a estrutura física de segurança em diversas escolas em Goioerê. “Sabemos que esse projeto pode ter um custo elevado, mas precisamos garantir a segurança dos estudantes evitando os possíveis casos de violência dentro das escolas”, concluiu o vereador.