O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, classificado como perigo, para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, válido até esta sexta-feira (24). A previsão indica a ocorrência de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidades entre 60-100 km/h, e possibilidade de queda de granizo. A privisão incluio
As consequências potenciais deste evento climático incluem risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e possíveis alagamentos. As áreas afetadas abrangem diversas regiões, incluindo a Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Metropolitana de Curitiba, entre outras.
O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, sugere-se desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.