A Secretaria de Saúde de Goioerê alerta a população para que só realizem viagens para a Argentina em situação essenciais, e que entrem contato com a Secretaria caso identifiquem viajantes que passaram por aquele país, com especial atenção aos caminhoneiros, sintomáticos ou que virem a adoecer nos 14 dias subseqüentes do retorno ao Brasil.
Este foi o alerta que a Secretaria de Saúde do Paraná emitiu para duas novas variantes do coronavírus detectadas na Argentina. Os casos confirmados na capital Buenos aires, são das variantes da Índia e da África do Sul. A preocupação é que a Argentina faz fronteira com o Paraná.
Essa variante vem sendo apontada como uma das principais responsáveis pela segunda onda do novo coronavírus, que provocou um recorde de mortes na Índia nas últimas semanas. Não há comprovação, por enquanto, de que essa nova variante seja mais letal.
A preocupação das autoridades sanitárias é com sua maior capacidade de transmissão, o que pode voltar a agravar a situação do sistema hospitalar. A presença de variantes de preocupação na Argentina que ainda não circulam no Brasil serve de alerta para os municípios do Paraná, principalmente aos de fronteira.