Através de iniciativa do Governo do Estado, o Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas é uma iniciativa inédita do Governo do Estado, que está tirando milhares de paranaenses da fila de espera por cirurgias de catarata. Até o mês de setembro o Paraná irá realizar 60 mil cirurgias que vão atender pacientes cadastrados no Sistema Único de Saúde.
“Somos o único Estado do País a aplicar recursos próprios nesta área. Isso demonstra nossa preocupação com o bem-estar dos paranaenses. São quase R$ 50 milhões que vão refletir diretamente na qualidade de vida de milhares de pessoas”- destaca o governador Beto Richa.
Inicialmente, a meta era realizar 30 mil procedimentos. Como este objetivo foi alcançado bem antes do prazo previsto, a intenção agora é elevar a meta para 60 mil cirurgias até setembro deste ano. “Organizamos uma ampla estratégia para beneficiar pacientes de todo o Estado. Trata-se do maior mutirão de cirurgias eletivas já realizado no Paraná”, declara o secretário estadual da Saúde.
A ação do Governo Estadual tem garantido mais qualidade de vida a um grande grupo de pessoas que há muito tempo esperava por uma cirurgia de catarata. São pacientes de todas as regiões do Estado, cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS). Muitos, inclusive, já enfrentavam sérios problemas de visão e agora voltaram a enxergar.
Este é o caso do aposentado Antônio Beilner, de 77 anos, morador de Marmeleiro, no Sudoeste do Estado. Ele afirma que tinha muitas dificuldades para identificar pessoas a sua frente. “A visão ficava embaçada. Se tivesse alguém a seis, sete metros a minha frente eu já não conseguia reconhecer quem era”, conta.
A meta do Governo é realizar até setembro 60 mil cirurgias em pacientes do SUS