A Defesa Civil do Paraná emitiu alerta para a ocorrência de tempestades severas e ventos fortes a partir desta terça-feira (27), com possibilidade de rajadas acima de 70 km/h. A previsão indica que o fenômeno climático se estenderá até a madrugada de quarta-feira (28), marcando a chegada de uma frente fria que trará, na sequência, uma intensa massa de ar polar ao Estado.
Os primeiros impactos devem ser registrados na região Oeste, nas proximidades das fronteiras com Paraguai e Argentina, avançando em seguida para as demais regiões do Paraná. A população deve estar atenta à possibilidade de chuvas fortes, vendavais e queda acentuada nas temperaturas.
A partir de quinta-feira (29), o frio se intensifica, com mínimas próximas ou abaixo de 0°C em várias regiões, incluindo Sudoeste, Oeste, Centro, Campos Gerais, Sul e a Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Nessas áreas, há previsão de geadas fracas a moderadas. No Norte do Estado, as mínimas ficarão em torno de 5°C, também com risco de geada.
Segundo o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, a sexta-feira (30) será ainda mais gelada, com possibilidade de temperaturas negativas principalmente nas regiões Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste. A RMC pode registrar mínima de 1°C. “O risco de geada será elevado, com intensidade moderada em boa parte do Estado”, destaca.
A Defesa Civil reforça que os municípios já foram orientados com protocolos específicos e recomenda que a população se cadastre para receber alertas de risco por WhatsApp, Telegram ou SMS. Em caso de emergência, os contatos são o 193 (Corpo de Bombeiros) e o 199 (Defesa Civil).
O Simepar lembra que a previsão se torna mais precisa à medida que as datas se aproximam e recomenda o acompanhamento do Alerta Geada, disponível no site do Simepar. O serviço informa com até 72 horas de antecedência os locais e a intensidade das geadas no Paraná.