A Polícia Civil do Paraná (PCPR) coordena nesta quarta-feira (26) uma operação nacional para desarticular uma rede criminosa que compartilhava material de abuso infantil na internet. Estão sendo cumpridos 54 mandados de busca e apreensão em 49 municípios de 19 estados e no Distrito Federal, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas.
A ação mobiliza as Polícias Civis do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.
As investigações começaram em Palmas, no sul do Paraná, após a identificação de suspeitos que utilizavam plataformas de mensagens para comercializar e disseminar o conteúdo ilegal.
“O objetivo da operação é reunir provas para aprofundar as investigações e garantir a responsabilização dos envolvidos”, destacou o delegado Kelvin Bressan. Ele reforçou que a ação também busca conscientizar a sociedade sobre os riscos da exposição de crianças e adolescentes na internet.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 181 (Disque Denúncia), 197 (PCPR) ou diretamente em uma delegacia.